Festival Curta Brasília tem inscrições abertas.

Até 31 de julho.

Foto Michelle Rolim. Divulgação.
Foto Michelle Rolim. Divulgação.

O Festival Curta Brasília chega a sua 5ª edição em 2016 e traz, além da mostra competitiva nacional, uma mostra competitiva de videoclipes, mostras paralelas internacionais, mostra infantil, oficinas, debates, intervenções artísticas, exibições em cineclubes, CineSolar itinerante (estrutura movida à energia solar), entre outras atividades.

A cada ano, o Festival fica maior, com cada vez mais filmes estrangeiros e participação de convidados internacionais em debates, intervenções e workshops.

As inscrições serão feitas apenas pela internet até o dia 31 de julho. Os filmes e videoclipes podem ter sido produzidos/finalizados em qualquer formato digital e gênero, realizados em 2015 ou 2016, com duração máxima de 25 minutos, cujos realizadores sejam brasileiros ou residentes no país.

Os selecionados concorrem ao Prêmio de Melhor Curta do Júri Oficial e Prêmio de Melhor Videoclipe do Júri Oficial, aliados aos Prêmios do Júri Popular para Melhor Curta e Melhor Videoclipe, entre outros oferecidos por parceiros, como o Prêmio Cine França Brasil, oferecido pela Embaixada da França, que contempla a ida de um representante para evento cinematográfico no país, como intercâmbio cultural e profissional.

Desde o ano passado, o festival conta com a Mostra ‘SurdoCine, o som e o sentido’ e, nessa edição, contará com Prêmio SurdoCine com júri composto por artistas surdos para avaliar produções brasileiras que abordam a cultura surda, contando também com debate em Libras e outras ações.

Os Prêmios Oficiais do Festival são:

PRÊMIO CURTA BRASÍLIA para MELHOR FILME em duas categorias
Júri Popular
Júri Oficial

PRÊMIO DECIBÉIS para MELHOR VIDEOCLIPE em duas categorias
Júri Popular
Júri Oficial

O Festival Curta Brasília pretende trazer a pluralidade e a diversidade presentes nos curtas-metragens mostrando, dessa forma, o grande panorama do que está sendo pensado, produzido e registrado por meio do olhar dos cineastas da capital do Brasil e de todo o país.

Ao longo das quatro edições realizadas, o Festival contou com mais de 360 filmes exibidos para mais de 25.000 expectadores.

Em 2015, a programação do Festival Curta Brasília realizou quase 100 horas de atividades. Exibições no Cine Brasília, em Cineclubes do DF e também no Varjão e Riacho Fundo, com o Cinesolar (um cinema sobre rodas abastecido pela energia do Sol). Além de debates, bate-papos, oficinas – de videoclipe e videomapping – e apresentações de música que tornaram o festival um terreno fértil para o encontro e a troca de ideias entre fãs de cinema, produtores e realizadores de curtas.

Os debates reuniram profissionais da área em torno de temas com a estética e o mercado do curta-metragem. Com a forte presença de realizadores nacionais e estrangeiros no festival, as comparações entre o mercado brasileiro e internacional balizaram e enriqueceram as discussões.