Os curtas brasilienses “Senhoras” de Adriana Vasconcelos e “A Janela” de João Batista Melo serão exibidos em Hollywood.


Adriana Lodi e Geraldo Peninha. Divulgação.

Os curta-metragens “Senhoras”, de Adriana Vasconcelos, e “A janela”, de João Batista Melo, realizados com recursos do FAC – Fundo de Apoio à Cultura, do GDF, estão entre os três curtas brasileiros selecionados para a competição oficial do Los Angeles Latino International Film Festival. O evento, que é um dos festivais credenciados pela Academia de Ciências e Artes para a categoria de curta-metragens, acontecerá em Hollywood entre os dias 19 e 25 de agosto. Quarenta e cinco filmes de vários países concorrem na seção de curtas do festival.

Foi também selecionado para o Los Angeles Latino o curta-metragem paulista “Jardim Beleléu”, de Ari Candido Fernandes.

A janela” é um filme de ficção, dirigido por João Batista Melo e baseado no conto homônimo da escritora Lygia Fagundes Telles. Ele narra a história de uma mulher que recebe um homem em seu quarto, mas ele deseja apenas olhar para uma janela. Nos papéis principais estão a atriz brasiliense Adriana Lodi e o ator mineiro Geraldo Peninha.

“A janela” é o quarto curta realizado por João Batista Melo. Seus dois filmes anteriores, “Tampinha” e “As fadas da areia”, foram destinados ao público infantil e selecionados para diversos festivais no Brasil e no exterior. “Tampinha” ganhou o prêmio de melhor curta no Divercine Festival Internacional de Cine para Niños y Jovenes, no Uruguai.

Senhoras. Divulgação.

“Senhoras” é o primeiro curta em 35mm da brasiliense Adriana Vasconcelos, que estudou na UnB onde se formou em Cinema e recentemente concluiu o Mestrado em Arte. O primeiro filme de Adriana Vasconcelos foi o curta em16mm “Só Sofia”, inspirado num poema da portuguesa Florbela Espanca. O filme recebeu Menção Especial” no 37º Festival de Brasília e participou de vários festivais e Mostras no Brasil.

“Senhoras” narra um dia normal, porém determinante, na vida das senhoras Dona Isabel e Clarissa, mãe e filha que moram sozinhas num pequeno apartamento em Brasília. A história é protagonizada pela veterana atriz de teatro de SP Berta Zemel que faz a mãe. A filha é interpretada pela atriz do DF, Mallú Moraes.