Danceata Free Balaio! Pela liberdade na vida noturna brasiliense.

Texto de Renato Acha.

O Balaio Café realiza uma festa protesto em virtude de seu fechamento arbitrário por parte do governo local. O movimento tem ganhado corpo com eventos que já reuniram um grande número de pessoas na área externa ao café, na 202 norte. As mídias sociais são aliadas fortes. O Twitter e Facebook de diversas pessoas ligadas ou não à cultura estão repletos de mensagens de divulgação e apoio ao movimento.

No Facebook foi criado o Grupo Comitê de Resistência Boêmia, que já conta com mais de 200 amigos.

O Comitê de Resistência Boêmia é um rizoma de pessoas boêmias cujo interesse é resistir e lutar contra o avanço de politicas moralistas sobre a vida noturna da capital. Soturnamente, politicos moralistas e/ou ligados a igrejas têm avançado sobre a boemia com leis que cerceam o direito de diversão do brasiliense, sem consultar os boêmios ou a população. Defendemos uma noite livre de moralistas, sem repressão a livre iniciativa, com livre expressão de afeto e orientação sexual, manifestação do pensamento e reunião.” afirma Marcelo Galo, DJ e um dos participantes ativos do grupo.

O Balaio Café divulgou uma carta em que esclarece os detalhes do episódio:

Amigas e amigos,

O Balaio foi interditado na noite de 16/07 (sexta-feira) pela Agência de Fiscalização do Distrito Federal (AGEFIS) por “exercer atividade de comércio sem alvará de funcionamento”, mesmo possuindo o alvará de funcionamento definitivo desde a inauguração (em 2006), sendo também atingido pela onda de arbitrariedade do órgão que vem prejudicando todo o setor de comércio de serviços, maior gerador de empregos do Distrito Federal.

Gostaríamos de ressaltar que cumprimos todas as obrigações sanitárias, trabalhistas, fazendárias e todas as demais demandas legais de uma empresa do nosso ramo de atividade, além de servir aos nossos clientes como ponto de lazer, diversão, boa comida e cultura.

Nosso departamento jurídico está trabalhando para que possamos garantir o emprego de nossos 40 colaboradoras/es, nossa atividade cineclubista, a capoeira genuína e alimentar tantos amigas e amigos com nossas delícias.

Sobretudo, queremos manter viva a cultura da cidade. O apoio a todas as manifestações de liberdade e cultura que fomentamos diariamente neste espaço, injustamente impedido de funcionar.

Nossa atividade retornará logo em breve.

Atenciosamente,

Equipe Balaio Café – uma Casa de Prazeres!”

A festa de hoje reúne uma grande equipe de apoio à liberdade de funcionamento da Balaio:

DJs Gardenal, Rumba, Oops, Presi, Bílis Negra Sound System, Gas, Ivan, Montana, Pezão, Cadian e Vigilante.

Serviço: Danceata Free Balaio!

Data: 30 de julho de 2010 (sexta)

Horário: 22 horas

Local: Clube da Imprensa (SCEN Trecho 1 – Lote 1 – ao lado do Clube da Aeronáutica)

Ingressos: R$ 15.

Informações: 33061156 / 1695 / 1245.

Classificação 18 anos.