O grupo mexicano Simete Naguata’Ane apresenta a “Danza del Venado” neste domingo com entrada franca.

31 de julho.

Divulgação.
Divulgação.

O grupo Simete Naguata’Ane apresenta a Danza del Venado neste domingo (31 de julho), às 16:30, no Memorial dos Povos Indígenas, com entrada franca. Em sua primeira visita ao país, o grupo faz uma dramatização ritual da caça do veado, personagem central na cultura de vários povos dos estados mexicanos de Sonora e Sinaloa, pelos paskolas (caçadores).

A Danza del Venado é uma das mais tradicionais do México. O grupo de dança pertence ao povo indígena “yaqui” do estado mexicano de Sonora (noroeste). Eles têm trabalhado durante dez anos nas comunidades da etnia, ensinando e promovendo entre as crianças e os jovens as tradições de seus ancestrais, para que continuem sendo transmitidas de geração em geração.

Os integrantes de Simete Naguata’ane usam instrumentos musicais como a “jícara” e o tambor para acompanhar os cantos em sua língua. Os dançarinos usam as vestimentas originais das festividades sagradas de seus povos. Estas danças são bailadas em festas tradicionais dos oito povos yaquis, localizados no estado de Sonora, com a anuência das autoridades tradicionais para serem apresentadas aos públicos interessados em conhecer seus costumes.

Serviço: Danza del Venado com o grupo Simete Naguata’Ane
Data: 31 de julho (domingo) às 16:30
Local: Memorial dos Povos Indígenas (Eixo Monumental Oeste)
Entrada franca
Classificação indicativa: Livre.