Darwin em debate, espetáculo e exposição.

Os cantos dos canários. Estúdio Califórnia. Divulgação.
O espetáculo Canto dos Canários (os Darwins) tem temporada aberta ao público no Teatro Goldoni de 4 a 26 de junho (sábado) e voltada para escolas do DF no dia 1º de junho.

A trajetória do evolucionista transcende o palco e tem abordagem em três momentos: debate, espetáculo teatral e exposição fotográfica.

O debate acadêmico Ensino da Evolução acontece nesta terça (31 de maio) às 19:30 e abordará o tema do ensino de conceitos biológicos na escola, e do aprendizado em diferentes circunstâncias, como a leitura de publicações especializadas, a visita de exposições temporárias, ou permanentes em museus, filmes documentários ou peças de teatro.

O projeto é completado pela exposição Navegando com Darwin, com 12 painéis que oferecem ao visitante uma visão geral sobre a vida do cientista inglês, passando por sua volta ao mundo no navio Beagle, pelo processo de elaboração da teoria da evolução, até a publicação do livro “A Origem das espécies”.

Serviço: Canto dos Canários (os Darwins)

1 – Debate: O Ensino da Evolução

Local: Teatro Goldoni – Sala Gianni Amico

Data: 31 de maio de 2011 (terça) às 19:30

Entrada franca

Debate com os professores Maria Luiza Gastal, bióloga e professora do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília desde 2002, PhD em Ecologia na UnB, professora no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências na UnB,  Silviene Oliveira, professora associada na UnB, graduada em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade de São Paulo e doutorado em Ciências Biológicas (Genética) pela USP, tem experiência na área de genética com ênfase no Ensino de Genética e Bioética , José Roberto Moreira,  PhD em ecologia na Universidade de Oxford, pesquisador em Manejo de Animais Silvestres da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, tendo trabalhado com manejo de capivara e de tracajá no Parque Indígena do Xingu.

Mediadora: Claudia Leal

O debate abordará o tema do ensino de conceitos biológicos na escola, e do aprendizado em diferentes circunstâncias, como a leitura de publicações especializadas, a visita de exposições temporárias, ou permanentes em museus, filmes documentários ou peças de teatro.Ele precede a apresentação da peça “O Canto dos Canários” no Teatro Goldoni, cujo tema relata episódios da vida de Charles Darwin e da sua teoria da Evolução das Espécies

2- Espetáculo Teatral – O Canto dos Canários (os Darwins)

Local: Teatro Goldoni – Casa D’Itália (EQS 208/9 Sul – entrada pelo eixo L, em frente a estação 108 do metrô)

Data: De 04 a 26 de Junho de 2011

Horário: sábado às 21 horas e domingos às 20 horas

Dias 17 e 23,  sextas-feiras às 21 horas

Preço: R$ 20,00 inteira e 10,00 (meia entrada)

professores, estudantes, aposentados e maiores de 60 anos

Duração: 50 minutos Classificação indicativa: 12 anos

O Teatro Goldoni mantém um serviço de reserva pelo telefone 3443-0606.

Sinopse: Imagine a cena, um navio veleiro do século XIX, um capitão típico da época e um cientista, chamado pelo capitão de filosofo. Viagem de circunavegação em volta do planeta, saindo da Inglaterra, passando pelo Brasil, velejando pelo oceano Pacífico, passa pela Oceania, até voltar a sua origem em Plymouth, Inglaterra.

Episódios de costumes locais, política colonialista, época escravagista e doenças tropicais, com delírios recorrentes entre a genialidade e a loucura são os ingredientes desta nova peça de teatro realizada pelo NAC – Núcleo de Arte e Cultura.

A peça escrita por Murilo Dias Cesar e adaptada por Leo Sykes revela episódios do caminho trilhado pelo naturalista britânico Charles Robert Darwin, para apresentar ao mundo uma nova teoria para a evolução do homem e das espécies vivas no livro: A Origem das Espécies.

O espetáculo, idealizado para comemorar em 2009 o bicentenário do nascimento de Darwin e o sesquicentenário da publicação de A Origem das Espécies, só pode ser concretizado agora, com o apoio do FAC – Fundo de Apoio à Cultura do DF, tempo que permitiu na versão dada à peça de Murilo Dias Cesar, mais expressão física, corporal do que textual, o que facilita a compreensão de episódios mais herméticos para estudantes jovens.

FICHA TÉCNICA:

Texto: Murilo Dias Cesar

Adaptação: Leo Sykes Direção: Leo Sykes

Elenco: Adeilton Lima

Luciano Porto

Súlian Princivalli

Cenografia e Figurino: Maria Carmen – Atelier Cenográfico

Iluminação: Marcelo Augusto Santana

Direção Musical: Luciano Porto

Cenotécnica: José Cardoso Filho                          Manuel Cardoso de Sousa

Costura: Luciula de Azevedo /  Laudicea Alves

Luminotécnica e operação de luz: Aroldo Lopes

Contra-Regra: Giovani Rodrigues

Coordenação do Projeto: Marbo Giannaccini

Produção: Cláudia Andrade

Fotografia: Diego Bresani

Programação Gráfica: Estevão Mendes

Blog: Hugo André Gonçalves

Secretaria de Produção: Salvani Silva

Secretaria: Renata Barboza

Bilheteiro: Amilton Lopes

Assessoria de Imprensa: Tato Comunicação e Marketing

3 – Exposição – Navegando com Darwin

Local: Galeria Lina Bo Bardi – Casa D’Itália (EQS 208/9 Sul – entrada pelo eixo L, em frente a estação 108 do metrô)

Visitação: de 04 a 26 de Junho de 2011 (antes do espetáculo teatral)

sábados às 21 horas

domingos às 20 horas

dias 17 e 23,  sextas-feiras às 21 horas

A exposição “Navegando com Darwin”, composta de 12 painéis, oferece ao visitante uma visão geral sobre a vida do cientista inglês, passando por sua volta ao mundo no navio Beagle, pelo processo de elaboração da teoria da evolução, até a publicação do livro “A Origem das espécies”. Ele encontrará informações sobre o pensamento evolutivo, a evolução do homem, evidências e mecanismos da evolução, terminando com uma breve história da genética.

Curadoria: Claudia Leal

Design: Maria Carmen

Conteúdo Científico: José Roberto Moreira (Embrapa) e Silviene Oliveira (UnB)

Monitoria: Hugo Gonçalves