“Dê Espaço ao Tempo”, intervenção urbana de Chico Amaral pode ser vista até sexta.


    Foto de Renato Acha.

    A quem pense ser uma campanha política. Mas, qual candidato escreveria DE ES PA ÇO AO TEM PO, assim, espaçadamente, placa por placa, pendurada uma a uma, a cada poste de luz, da 105 Norte, até chegar na porta da galeria ECCO (Espaço Cultural Contemporâneo de Brasília)? Na verdade não tem nada a ver com política. A obra é do artista plástico Chico Amaral, ex-editor executivo de arte do Correio Braziliense, premiadíssimo pela “Society for News Design (SND)”, a mais importante sociedade internacional de design de jornais, quando reestruturou o layout do jornal. Chico hoje vive em Barcelona, e criou esta obra especialmente para contemplar os 50 anos de capital.

    DÊ ESPAÇO AO TEMPO é o título de sua obra de arte inusitada, instalação pública conceitual. O texto somente pode ser lido em percurso e transmite um conceito poético criado pelo artista e faz parte da exposição AOS VENTOS QUE VIRÃO …(Brasília 1960 – 2010), uma mega retrospectiva das artes visuais em Brasília, organizada pelo espaço ECCO, com mais de 200 artistas que está em cartaz até o dia 24 de setembro de 2010.

    O tempo fez Brasília criar movimento, e assim é a minha obra. Se as pessoas não andarem, ou se locomoverem com algum veículo, não conseguirão ler a frase completa: Dê espaço ao tempo.“, diz Amaral. “Esse é o sentido. Brincar com o lúdico das sílabas, gerar reflexão e curiosidade aos passantes“, completa.

    A obra foi ousada em sua instalação e inédita em sua proposta. Para ser instalada, poste a poste, a equipe de produção do ECCO, procurou todos os órgãos competentes do DF para autorizar a sua permanência até o final da exposição. Todos assinaram, Administração de Brasília, CEB, DETRAN, IPHAN. No entanto, há algumas semanas, a CEB mandou retirar todas as placas expostas. Motivo? Falha de comunicação interna do órgão. Isso gerou um transtorno a exposição e ao artista, pois, estava tudo legalizado e autorizado. Após muita negociação, a CEB voltou atrás, e autorizou novamente a instalação, porém, não iria reinstalar, e o próprio artista se responsabilizou por isso, junto com o Espaço Ecco.

    Hoje DÊ ES PA ÇO AO TEM PO pode ser visto nas ruas de Brasília. A cultura foi respeitada e os andantes continuarão a refletir sobre a simbologia da obra de Chico Amaral. A mostra em cartaz no Espaço ECCO é imperdível e quem ainda não conferiu ainda tem tempo até a próxima sexta.