Mostra “Sonora: John Williams” ganha Debate online nesta quinta

17 de fevereiro às 20 horas.

A Mostra “Sonora: John Williams”, em cartaz no Cinema do CCBB até 4 de março, ganha Debate online nesta quinta (17 de fevereiro), às 20 horas, com Mateus Alves, Luiza Alvim e mediação do curador Rafael Bz, com transmissão via YouTube: bit.ly/DebateSonoraBrasilia e Tradução em Libras.

Nascido em 8 de fevereiro de 1932, Nova York, John Williams é um dos compositores mais respeitados do cinema. Depois de se mudar com a família para Los Angeles, ainda criança, frequentou a Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), e estudou com o compositor italiano Mario Castelnuovo-Tedesco. Depois de servir a Força Aérea, ele voltou para Nova York, em 1955, e se matriculou na conceituada Juilliard School, uma instituição especializada em artes.

Sua carreira começou como orquestrador para grandes compositores, em filmes como “Quanto mais quente melhor” e “Se meu apartamento falasse”, além de participar como músico em diversas trilhas sonoras, nem sempre creditado. A sua versatilidade foi marcante e o permitiu transitar em diversas funções, desde pianista até arranjador e condutor. Sua primeira trilha de destaque como compositor foi “O Vale das Bonecas”, que lhe rendeu a primeira indicação ao Oscar. Depois vieram outras obras distinguidas por seu trabalho, como o filme-catástrofe “O destino de Poseidon” e “Um violinista no telhado” que rendeu seu primeiro Oscar. Seus trabalhos mais recentes são as séries “Jurassic World: Acampamento Jurássico” e “Star Wars: The Bad Batch”.

Tomaz Alves Souza – É compositor de trilhas sonoras para cinema e produtor musical. Entre seus trabalhos destacam-se as trilhas para os filmes: Cinema, aspirinas e urubus (2005) e Era uma vez eu Verônica (2012), de Marcelo Gomes, Azougue Nazaré (2018), de Tiago Melo, e, em parceria com Mateus Alves, Bacurau (2019), de Juliano Dornelles e Kleber Mendonça Filho.  

Luíza Alvim – Doutora em Comunicação pela UFRJ (com período sanduíche na Universidade Paris 3 sob orientação de Michel Chion) e em Música pela UNIRIO.  Graduada em Comunicação (habilitações Jornalismo e Cinema) e mestre em Letras pela UFF. Foi professora substituta da Escola de Comunicação da UFRJ e do curso de Cinema da UFF. É autora do livro A música no cinema de Robert Bresson e tem pós-doutorado em Música pela UFRJ, durante o qual pesquisou a música na Nouvelle Vague francesa e no Cinema Novo brasileiro, além de ter organizado a Jornada Interdisciplinar de Som e Música no Audiovisual (JISMA) de 2016 a 2019. Tem diversos trabalhos acadêmicos sobre música no cinema. Atualmente, é novamente professora substituta da Escola de Comunicação da UFRJ. 

“Sonora: John Williams” – Debate online com Mateus Alves, Luiza Alvim e mediação de Rafael Bezerra
17 de fevereiro (quinta), às 20 horas
Transmissão via bit.ly/DebateSonoraBrasilia
Com Tradução em Libras

Mostra “Sonora: John Williams”
Até 4 de março de 2022
Cinema do CCBB Brasília (Setor de Clubes Sul, Trecho 2, Lote 22)
Entrada franca
Programação:
ccbb.com.br/brasilia/programacao/mostra-sonora-john-williams/
Ingressos: eventim.com.br