Mostra Spielberg ganha debate gratuito no Cine CCBB nesta quinta

23 de fevereiro, às 20 horas.

A mostra Spielberg tem movimento pós-Carnaval e celebra a fantasia do cineasta premiado com debate presencial na quinta (23 de fevereiro), às 20 horas. O Cine CCBB recebe o professor Pablo Gonçalo e a crítica de cinema Cecilia Barroso com mediação da curadora Marina Pessanha. O evento terá tradução em Libras e entrada franca.

A mostra inédita apresenta retrospectiva dedicada a um dos diretores mais populares da história do cinema: Steven Spielberg. A mostra exibe uma seleção de 31 longas-metragens de ficção do diretor, como os clássicos Tubarão (Jaws, 1974), E.T. O Extraterrestre (E.T. the Extra-Terrestrial, 1982) e A Lista de Schindler (Schindler’s List, 1993). 

Sobre os participantes:

Cecilia Barroso.

Cecilia Barroso é jornalista e crítica de cinema. Em 2001 fundou o site Cenas de Cinema, onde é editora e crítica até os dias de hoje. Já fez parte da comissão de seleção do Curta Brasília e da Retrospectiva do Cinema Brasileiro do CineSesc. Participou de júris em festivais como Festival de Brasília, Festival de Gramado, Mostra de São Paulo e Curta Kinoforum, e foi debatedora e mediadora em outros como Mostra de Tiradentes, Panorama Coisa de Cinema e Amazônia.Doc, além de várias mostras temáticas. Ministrou cursos sobre crítica cinematográfica, história do cinema e diretoras e diretorees específicos. Participou como autora da série da Abraccine “100 filmes essenciais” nos livros sobre documentário, animação e curta-metragem, além das publicações “Mulheres atrás das câmeras: As cineastas brasileiras de 1930 a 2018”, “Trajetória da Crítica de Cinema no Brasil” e “Um porto no purgatório”. É integrante da Associação Brasileira de Críticos de Cinema – Abraccine e das Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema.

Pablo Gonçalo.

Pablo Gonçalo é curador, crítico e professor da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, UnB. É autor dos livros “O cinema como refúgio da escrita: roteiros e paisagens em Peter Handke e Wim Wenders (Annablume, 2016) e “Hollywood de papel: roteiros não filmados de Ben Hecht, Billy Wilder e Frances Marion” (Zazie, 2022). Em 2019 foi Fulbright Visiting Scholar da University of Chicago. Entre 2014 e 2016 participou da comissão curatorial do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Possui publicações em periódicos como Folha de São Paulo, Revista 451, revistas acadêmicas brasileiras e internacionais, como o Journal of Screenwriting.

Marina Pessanha.

Marina Pessanha é formada em Jornalismo e fez Mestrado em Documental Creativo pela Universidad Autonoma de Barcelona. Marina é roteirista e diretora de documentários e programas de TV. Realizou programas como Tira Onda (MultiShow) e Esquinas (Canal Brasil). No cinema, realizou filmes como Gladys, El Marco e Irmãos Grael. Marina também atua como curadora de mostras de cinema, tendo realizado as retrospectivas O Novo Cinema Pernambucano, Barbara Hammer e o Cinema Experimental Lésbico, Surrealismo e Vanguardas e Scorsese.

Serviço: Mostra “Spielberg”
Debate com o professor Pablo Gonçalo e a crítica de cinema Cecilia Barroso, com mediação da curadora Marina Pessanha
Data e horário: 23 de fevereiro de 2023 (quinta), às 20 horas
Local: Cine CCBB (Setor de Clubes Sul – Trecho 2)
Tradução em Libras
Entrada franca.