O espetáculo “Deixe a Luz da Varanda Acesa” é ambientado em uma casa na Asa Norte.

De 13 a 18 de dezembro.

Fotos: Diego Bresani.

De uma relação entre duas personagens, a peça Deixe a Luz da Varanda Acesa narra a reaproximação entre Rita, uma senhora de 60 anos de idade, e Verônica, a filha biológica de sua companheira. Ambientado no interior da casa onde as três conviveram, o lar é o espaço que acolhe o reencontro dessas duas mulheres. Entre objetos antigos, aromas e memórias, o espetáculo descortina uma relação cheia de conflitos, porém, de muito afeto.Verônica, quando adolescente, não conseguiu conviver com a mãe e sua companheira, o que a levou a sair de casa em busca de seus sonhos, ao completar dezoito anos de idade. Passadas duas décadas, ela retorna para dividir suas experiências, andanças, dissabores e reviver um passado que jamais deixou de acompanha-la. Este reencontro as levam a compartilhar emoções até então desconhecidas.

Com texto, dramaturgia e encenação originais, “Deixe a Luz da Varanda Acesa” teve como ponto de partida uma experiência vivida por Áurea Liz, que assina a dramaturgia. “Minha mãe, depois de ter se sentido mal, pediu que deixassem a luz da varanda acessa. Assim, eu saberia que havia algo de errado”, recorda Áurea, que pontua: “no entanto, o espetáculo não é autobiográfico”. Essa mesma varanda e casa hoje são sede do Canto da Auge, um espaço cultural em meio a uma área residencial da Asa Norte, no qual o espetáculo também será apresentado.

A encenação se desenrola dentro de uma casa onde a plateia está em meio a objetos antigos e é sensibilizada por aromas familiares. “Trazer o olfato como despertar da memória e das emoções partiu de um delicado estudo dos aromas e suas formas de difusão.” Esse estudo baseia-se na estética sensorial reafirmada por George Sand, pseudônimo de Amandine Dupin, aclamada memorialista francesa, que diz: “A recordação é o perfume da alma”, conta Áurea Liz.

Espetáculo “Deixe a Luz da Varanda Acesa”
De 13 a 18 de dezembro (de quinta a terça) sempre às 20 horas
Canto da AUGE em Brasília (HCGN 705 – Bl. “L” – Casa 19)
Entrada: Pague o quanto quiser, a partir de R$ 30,00 (meia-entrada)
Classificação indicativa: 14 anos
Duração: 80 minutos
Informações: augeprodutora@gmail.com ou (61) 9.9880-0474.