O grupo Demônios da Garoa homenageia o centenário de Adoniran Barbosa.


Divulgação.

Na semana em que comemora 30 anos, a Caixa Cultural Brasília apresenta o show Canta São Paulo, uma homenagem dos Demônios da Garoa ao centenário de nascimento de Adoniran Barbosa. Um ator (Luis Maurício) e um boneco, caracterizados como Adoniran e seus personagens, conduzirão a linha do show, com intervenções cênicas entre as composições interpretadas pelo grupo musical. O espetáculo, no teatro, será de 10 a 12 de agosto de 2010, de terça a quinta-feira, às 20 horas.

O sambista (cantor e compositor) Adoniran Barbosa, cujo verdadeiro nome era João Rubinato, completaria 100 anos em 06 de agosto de 2010. Artista popular, ele extraiu da cidade de São Paulo a inspiração para compor suas canções e seus personagens. Por meio de suas músicas, contou a história de seu cotidiano, um típico paulistano filho de imigrantes italianos, sobrevivendo na metrópole. Adoniran Barbosa morreu em 1982, aos 72 anos.

O Demônios da Garoa é um grupo musical brasileiro, grande intérprete de Adoniran Barbosa, com 66 anos de existência. Surgiu na década de 1940 com o nome de Grupo do Luar. Em 1943, cantando pela primeira vez no rádio, venceu um concurso de calouros, chamado A Hora da Bomba, da Rádio Bandeirantes. O prêmio principal era um contrato para duas apresentações semanais na rádio.

Em 1949, durante as gravações do filme O Cangaceiro, conheceram o compositor Adoniran Barbosa. Nasceu daí a parceria que rendeu os principais sucessos do grupo e seu reconhecimento nacional.

O grupo vendeu mais de dez milhões de cópias, distribuídos em 69 compactos simples, seis compactos duplos, 34 LP e 13 CD, ao longo de sua carreira. A atual formação compõe-se de Roberto Barbosa, Serginho Rosa, Sydnei, Izael e Ricardinho, esse último, neto do fundador do grupo, Arnaldo Rosa.

Os dois últimos fundadores do conjunto, Arnaldo Rosa e Toninho Gomes, faleceram respectivamente em 2000, vítima de cirrose hepática oriunda de um tratamento na coluna, e em 2005, vítima de complicações do diabetes e do mal de Alzheimer.

Em 1994, os Demônios da Garoa entraram para o Guinness Book – Livro dos Recordes Brasileiro como o Conjunto Vocal Mais Antigo do Brasil em Atividade, além de receberem o disco de ouro pelo álbum 50 Anos.

Serviço: Canta São Paulo – Homenagem dos Demônios da Garoa ao centenário de Adoniran Barbosa.

Data: 10 a 12 de agosto de 2010. (terça a quinta)

Local: Caixa Cultural Brasília (SBS Qd 4 lote ¾)

Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00