“Brasília 50 Anos – Um Tributo a Oscar Niemeyer” do artista paraibano Denis Cavalcanti.

Divulgação.

O Gabinete de Arte da Câmara apresenta, até 31 de outubro, a exposição “Brasília 50 Anos – Um Tributo a Oscar Niemeyer“, que traz pinturas do artista plástico paraibano Denis Cavalcanti inspiradas na obra do arquiteto da nova capital. O Gabinete de Arte é uma iniciativa que expõe obras de artistas brasileiros no Gabinete da Presidência da Câmara, aberto à visitação do público.

Nessa exposição, Denis Cavalcanti faz uma releitura dos monumentos de Oscar Niemeyer em Brasília. As telas do artista paraibano exploram as formas características da arquitetura de Niemeyer, presentes em edifícios como o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional, o Panteão da Pátria. O curador da mostra, Afrísio Lima Filho, ressalta que, na homenagem a Niemeyer, Cavalcanti mantém-se fiel ao seu estilo rigoroso, de padrões geométricos e harmonia cromática, mas abre mão do abstracionismo que o caracteriza para dar lugar às formas de Niemeyer.

 “A abstração cede ao concreto e ao mármore de Niemeyer, numa belíssima e multicolorida releitura das obras-primas de arte arquitetônica da nossa cidade“, explica Lima Filho, que também é diretor legislativo da Câmara.

Nascido na cidade de Patos (PA), iniciou sua atividade profissional em Campina Grande, onde trabalhou como técnico de urbanismo e arquitetura, em serigrafia e em publicidade. Em 1976, realizou suas primeiras exposições em João Pessoa. Em Portugal, trabalhou, durante seis anos, com serigrafia profissional, designer gráfico e direção de arte publicitária. Em 2006, voltou à pintura com a Exposição Geométrika, na capital paraibana. Desde então, foram diversas exposições individuais, coletivas e participação em salões de arte e prêmios.

Serviço: Brasília 50 Anos – Um Tributo a Oscar Niemeyer

Gabinete de Arte – Exposição Brasília 50 Anos – Tributo a Oscar Niemeyer

Até 31 de outubro, no Gabinete da Presidência da Câmara

Entrada Franca

Livre para todas as idades

Realização Câmara dos Deputados