Espetáculo “Depois do Silêncio” tem narrativa inclusiva emocionante que reúne teatro, dança e Libras

De 13 a 15 de agosto.

Fotos: Diego Bresani.

O espetáculo Depois do Silêncio enaltece silêncios, gestos e ausências. A narrativa inclusiva emocionante reúne teatro, dança e Libras em temporada virtual de 13 a 15 de agosto, pelo YouTube.

Com direção de Eliana Carneiro e Rogero Torquato e patrocínio do Fundo de Apoio a Cultura do Distrito Federal – FAC/DF), o espetáculo é baseado em fatos reais da vida da menina Helen Keller (1880-1968), que perde a sua visão e audição com poucos anos de idade e vive em um mundo totalmente apartado até a chegada da professora Anne Sullivan. A partir do encontro, Anne começa a árdua tarefa de ensinar língua de sinais tátil e fazer com que Helen aprenda a se comunicar com o mundo exterior. 

A montagem de dança teatro com coreografias de Eliana Carneiro, conta com três atrizes/dançarinas em cena que se expressam por gestos, sons, movimentos, palavras e, simultaneamente, em libras, tornando a apreciação inclusiva para surdos. Camila Guerra e Naira Carneiro interpretam Anne Sullivan e Helen Keller, respectivamente, e Renata Rezende (atriz surda), traz ao palco um contexto atual e autobiográfico, criando um contundente diálogo paralelo entre as personagens de 1890 e os dias de hoje. O objetivo é mostrar que muitas das angústias e dificuldades de acessibilidade continuam os mesmos nos últimos 100 anos.

Camila Guerra e Naira Carneiro participaram da montagem teatral “O Milagre das Mãos”, uma adaptação do texto norte americano “The Miracle Worker”, com o Grupo de Pesquisa Cênica do Sesc-DF, sob direção de Rogero Torquato e direção corporal de Eliana Carneiro. A partir da vontade de aprofundar a pesquisa das personagens, as duas atrizes decidiram se reunir novamente para um projeto que dialogasse mais com a dança e que fosse totalmente bilíngue (em português e em libras). Com a entrada da atriz Renata Rezende o projeto se amplia para um potente diálogo e afirmação da inclusão.

Depois do Silêncio conta com a coordenação de acessibilidade de Bárbara Barbosa, direção artística de Eliana Carneiro, trilha original de Diogo Vanelli, cenografia de Rogero Torquato e Rodrigo Lélis, iluminação de Camilo Soudant e a vídeo arte de Gabriel Guirá.

A obra nos transporta para o potente mundo da língua dos sinais, nos colocando empática e poeticamente no mundo dos cegos e dos surdos e das múltiplas expressões de comunicação e entendimento. O espetáculo amplia a percepção da grandeza e da beleza do silêncio e daqueles que nele habitam.

Depois do Silêncio faz parte do projeto O Mundo em suas mãos – Semana de Acessibilidade que oferece também quatro apresentações direcionadas a escolas, professores e pessoas com deficiência, Oficina de Sensibilização Corporal para Surdos, com Eliana Carneiro, e Palestra sobre inclusão cultural, com Barbara Barbosa, tradução em libras.

Espetáculo: Depois do Silêncio
De 13 a 15 de agosto (sexta e sábado às 21h e domingo às 20h)
Canal YouTube e mídias sociais do projeto

Palestra sobre inclusão cultural, com Bárbara Barbosa, tradução em libras
18 de agosto (quarta) às 19h30
Instagram
Classificação: Livre
Gratuito.