Mobiliário de Sérgio Rodrigues, Joaquim Tenreiro e Bernardo Figueiredo se destacam em mostra no Itamaraty.

Até 27 de maio.

Fotos: Matheus Costa. Divulgação.

Uma rara oportunidade de ver de perto o trabalho de grandes nomes do design de móveis no Brasil ocorre na mostra Desenhando para um Palácio, em exibição no Palácio do Itamaraty até 27 de maio. Com destaque para peças produzidas por Sérgio Rodrigues, Joaquim Tenreiro e Bernardo Figueiredo, o acervo reúne objetos pertencentes ao Ministério das Relações Exteriores usados em recepções a chefes de Estado estrangeiros e negociações internacionais.

Em um passeio que vai do século XVIII ao XX, se faz uma viagem pelo design, como na reconstituição do gabinete do ministro das Relações Exteriores, tal como desenhado pelo arquiteto Sérgio Rodrigues em 1967; uma linha do tempo com a história do mobiliário no Brasil desde o século XVIII, com peças originais; o mobiliário palaciano e convivial de Bernardo Figueiredo; tapetes art déco sobre temas indígenas de Fernando Correia Dias; o design de luz de Lívio Levi; e o primeiro computador do Itamaraty, adquirido na década de 1970.

Serviço: Desenhando para um Palácio
Local: Palácio Itamaraty – Esplanada dos Ministérios, bloco H (entrada lateral, voltada para o Ministério da Saúde)
Visitação: Até 27 de maio
O acesso se faz com visitas guiadas de 50 minutos, em português, inglês e francês
Dias úteis: visitas às 9, 10, 11, 14, 15, 16 e 17 horas
Fim de semana: visitas às 9, 11, 14, 15 e 17 horas
Em razão do grande número de visitantes, recomenda-se fazer reserva por e-mail (visita@itamaraty.gov.br) ou pelo telefone (61) 2030-8051 (atendimento em dias úteis, das 9h00 às 17h00).
Em dias de eventos no Palácio Itamaraty alguns horários de visitação podem ser suspensos.
Informações.