Desfile Beleza Negra agita Taguatinga.

7 de abril.

Fotos: Afrikanus por Mike Bryant. Foto: Sarah Stedile.

A 9ª edição do Desfile Beleza Negra acontece no dia 7 de abril no JK Shopping (Taguatinga). A cultura afro se alia à moda em uma programação que traz seis marcas e designers apresentando seus trabalhos, entre roupas, acessórios, moda praia, hair stylist e bonecas black: Moulage da Malharia Ipanema, Jóias Naturais por Luiza Almeida, Penteados Africanos com Iannaê, Bonecas de Luiza Carmen, Secrets by Mike e criações do estilista Bruno Vasco.

Uma das novidades para a edição é a estreia do estilista Bruno Vasco nas passarelas. O brasiliense produz moda através de material reciclável. O criador leva à passarela jeans velhos, guarda-chuva, redes, entre outros materiais, que se transformam em peças novas e exclusivas, transformando a ideia da sustentabilidade em peças práticas para o cotidiano.

A marca Afrikanus leva para a passarela peças exclusivas da sua nova coleção de moda praia Ya Mado, com assinatura do camaronês Mike Bryant. Biquinis e acessórios, tais como brincos, colares, turbantes e calçados, fabricados artesanalmente com tecidos importandos de países africanos e desenhos Ya Mado, que significam força e poder. Para o desfile, o grupo Afrovibesbsb, criado por Mike, também irá fazer uma apresentação de dança africana, a afro house.

A designer de cabelos Iannaê traz uma variedade de estilos tradicional de tranças africanas, como tranças gahnenses, nagô, tranças boxeadora, box braids, dreds, além de todos os trabalhos feitos com linha. A Malharia Ipanema também, apresentará a sua coleção “Em Caracóis”, com modelagens inspiradas nos cachos e curvas das mulheres negras. A ideia é transmitir, através das formas e cores das peças, a força e autenticidade que mulheres carregam por trás de belos cabelos encaracolados.

Na passarela, Luiza Almeida apresenta ao público a sua coleção de jóias naturais, com peças bordadas à mão utilizando pedras naturais e de vidro lapidado. O bordado é inspirado em padronagens da Rússia, Ucrânia, Itália e Venezuela. Além de referências brasileiras, as peças mesclam também combinações clássicas e contemporâneas e inspirações africanas.

A artesã de bonecas de pano, Luiza Carmem, é outra participante do 9º Desfile Beleza Negra e produziu uma coleção especial para o evento, chamada de “Bonecas Black”, que vem agregar valor ao projeto. A coleção traz bonecas pretas confeccionadas em tecido de malha e enchimento antialérgico, com cabelos de lã e roupas em tecido de algodão estampado.

Até o dia do desfile, o projeto realiza oficinas com temas relativos ao universo da moda e suas vertentes, com olhar sobre a cultura afro. O fotógrafo e cineastra Rafael Morbeck dá o pontapé inicial da temporada 2018 com a Oficina de Fotografia de Moda. Na ocasião, os participantes terão contato com técnicas de postura, olhar, expressão, fashion film e os diversos níveis da fotografia de moda. As oficinas são realizadas com entrada gratuita, sempre às 14h, no Espaço Território Criativo, na Biblioteca Nacional de Brasília. As inscrições serão feitas na hora, no local do evento.

Programação:

09 de março – Rafael Morbeck – fotógrafo e cineastra | Oficina de Fotografia de Moda

16 de março – Eva De Queiroz – psicóloga | Palestra sobre Auto estima, anorexia, bulimia, construção da imagem e postura ética

23 de março – Raoni Vieira – stylist | Oficina sobre a história da moda, stylist de moda, produção de desfile, produção de editorial de moda, aula de passarela;

06 de abril – Fernando Lackman – jornalista, stylist e diretor criativo do JK Street Fashion | Oficina sobre carreira comercial fashion e carreira de modelo.

Serviço: 9ª Edição do Desfile Beleza Negra
Data: 7 de abril (sábado) às 17:30
Local: JK Shopping (St. M-Norte 34 AE 1 – Taguatinga Norte)
Entrada franca.