Desvenda – Intercâmbio de Arte Contemporânea.

A mostra da Desvenda, Intercâmbio de Arte Contemporânea, evento que acontece em Porto Alegre, aterrisa em Brasília, como parte integrante do 3º Fora do Eixo, convida artistas para participar da seleção de trabalhos que serão expostos no Hall no Museu Nacional, com abertura no dia 25 de abril (segunda) às 20 horas. O prazo para envio de propostas vai até 13 de abril de 2011.

A Feira surgiu do desejo de um grupo de artistas gaúchos por um espaço específico, onde se pudesse, de forma desburocratizada e sem intermediários, divulgar e comercializar o resultado de suas pesquisas em arte, junto a um público heterogêneo.

Acontece todo primeiro domingo de cada mês, ininterruptamente desde dezembro de 2008. Esse intercâmbio, que inicialmente se dava somente entre os artistas locais, rapidamente ganhou outras proporções e a Desvenda passou a abrigar artistas de outras regiões que, empolgados com o projeto, levaram a feira para suas cidades, criando assim uma inédita rede autônoma de artistas/produtores. Artistas e obras de Salvador/BA, Florianópolis/SC, Curitiba/PR, Rio de Janeiro/RJ, Santa Maria/RS, Montenegro/RS, Cachoeirinha/RS, Recife/PE, Fortaleza/CE e São Paulo/SP, já participaram da Desvenda em feiras especiais de intercâmbio. Hoje participam da feira (em Porto Alegre) mais de 140 artistas de todo país e a cada dia mais pessoas se agregam a esse movimento.

Os artistas interessados devem mandar a obra que gostaria de expor para o endereço desvenda@gmail.com com os seguintes dados:

Nome do artista:

Nome da Obra:

Dados técnicos da obra:

Imagem da obra com 550px de largura e 72dpi (que será colocada no blog da desvenda)

Blog, site, flicker (artístico) ou outra forma de compartilhamento da produção na internet.

Currículo artístico

Divulgação.

A montagem se estrutura nos  moldes dos gabinetes de curiosidades. Qualquer artista pode participar. Os critérios de seleção são: originalidade, ter uma produção recente, ter participado, ao menos, de uma exposição coletiva ou individual, ter um blog ou semelhante e estar disposto a dividir espaço e promover uma troca intensa com variadas formas, conceitos e técnicas artísticas.

O único custo que o artista tem é o de transporte (entrega e devolução) de sua obra.

A Desvenda pretende colaborar com a expansão dos limites geográficos da arte contemporânea, muitas vezes identificado como manifestações exclusivas dos grandes centros urbanos, uma ação inovadora que busca romper com esse paradigma que em nada colabora para o desenvolvimento de uma cultura democrática e inclusiva.  Essa iniciativa mostra que o artista pode encontrar o seu papel (e o de seu trabalho) na sociedade e que estes podem construir uma relação sem intervenções de instituições, curadores ou marchants. Com isso, pensamos que a feira colabora na desconstrução da equivocada ideia de que a obra de arte só pode ser consumida e apreciada por um seleto e abastado grupo de colecionadores/especuladores de arte. A organização colaborativa proposta pela Desvenda demonstra que artistas integrados conseguem chegar ao seu público e que, coletivamente, existe a possibilidade de se propor soluções para o problema de inserção no sistema das artes.

Serviço: Desvenda Brasília 2011 – Intercâmbio de Arte Contemporânea

Abertura: 25 de abril de 2011 (segunda) às 20 horas

Local: Hall do Museu Nacional (Setor Cultural Sul – Esplanada dos Ministérios)

Recebimento de propostas: Até 13 de abril de 2011

Contatos: desvenda@gmail.com
Todos os trabalhos estão em mostra permanente na Internet.

Visite: http://desvenda.wordpress.com