“Dionisíacas” de José Celso Martinez tem estreia em Brasilia, de graça e na Esplanada.

A cidade recebe de presente um teatro de sestádio com  1.500 lugares localizada no gramado central da Esplanada dos Ministérios, ao lado do Conjunto Cultural da República.

Este palco de celebrações do Carro Naval das Dionisíacas já está montado e apresentará um dos grandes nomes do teatro brasileiro, José Celso Martinez Correa do histórico Teatro Oficina localizado no bairro do Bexiga em São Paulo. Ele e sua companhia encenam quatro montagens com entrada franca mediante doação voluntária de um quilo de alimento não perecível.

Confira os espetáculos que prometem ferver o centro do poder.

Dia 27, às 20 horas— “Taniko” –  Duração (100 minutos)

"Taniko" - Foto Maurício Shirakawa

Peça da companhia de Zeami, ator, compositor, dançarino, filósofo e criador do teatro Nõ no Japão.

Dia 28, às 18 horas- “Estrela brasyleira a vagar — Cacilda!!” – Duração (6 horas com intervalo)

Estrela brasyleira a vagar — Cacilda!! - Foto Maushira

O espetáculo conta a história de Cacilda Becker e utiliza personagens da época, como Sérgio Cardoso e Ziembinsky. O cenário é diferenciado. O público entra pelas clássicas cortinas vermelhas, em direção ao camarim dos atores, onde estão sendo feitos os preparativos.  Cacilda!!, em cena nas Dionisíacas aqui em Brasília, é a segunda parte de uma tetralogia iniciada em 1998  que narrava a infância e o coma da atriz Cacilda Becker. Agora, em Cacilda!! o público conhece os primeiros anos de teatro da estrela no Rio de Janeiro.

Dia 29, às 18 horas – “Bacantes”  — Duração (seis horas e intervalo).

“Bacantes” – Foto – www.blog.teatrooficina.com.br

Bacantes é a primeira Ópera Elektrocamdomblaica de carnaval e toma o carro naval para viajar pelo mundo em transformação dionisíaca em plena crise.

Dia 30, às 18 horas- “O Banquete”  — Duração (seis horas com intervalo).

"O Banquete" - Foto Marcos Camargo

A montagem parte de um banquete ocorrido na casa de Agatão, no qual Sócrates fala sobre o amor, em discurso que se tornou famoso e que reflete a ideia de “amor platônico”.

Os espetáculos são recomendados para maiores de 16 anos.

Todas as peças serão transmitidas online pelo site http://teatroficina.uol.com.br/uzyna_uzona