A mostra “Em um lugar qualquer – Outeiro” revela o acaso e o encontro entre o pinhole e o suporte digital.

Divulgação.

O projeto Experimentações Visuais recebe a mostra “Em um lugar qualquer – Outeiro”, do artista paraense Dirceu Maués na Funarte.

São quatro mil imagens que reúnem a captação de mais de 150 câmeras pinhole, construídas com caixinhas de fósforo, sem visor nem lente, apenas um pequeno furo de agulha, por onde a luz penetra. O resultado gerou seis vídeos que traçam uma visão panorâmica, de 360 graus, da praia de Outeiro, em Belém do Pará.

A primeira exposição individual de Aaués em Brasília abre no dia 24 de novembro (quinta) na Galeria Fayga Ostrower, como projeto contemplado com o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2011.

Dirceu Maués começou sua pesquisa construindo suas primeiras câmeras pinhole, em 2003. Desde então, já realizou várias exposições, no Brasil e no exterior. Sua obra estimula o debate sobre a utilização dos aparatos tecnológicos, principalmente daqueles ligados à produção de imagens. Maués subverte a ideia de tempo, de cada momento registrados nas fotografias, e aposta no acaso, ao permitir um tempo mais longo para a captura da imagem. Suas câmeras, sem visor nem lente, produzem um cinema/vídeo que nos revela as paisagens de qualquer lugar, sem a preocupação tradicional com a precisão, com o máximo de fidelidade à toda imprecisão captada. Afinal, neste trabalho, o que importa é a potência poética do “erro”, do ruído e do acaso.

“Em um lugar qualquer – Outeiro” já foi apresentado em Montevidéu no Centro Municipal de Fotografia (CMDF), em 2010, e recebeu, em outubro de 2011, o prêmio Residência Artística, para a Academia Livre de Belas Artes (WBK) – Holanda – no 17º Festival Internacional de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil, realizado em São Paulo.

Na edição da exposição em Brasília, a vídeoinstalação alia-se a uma oficina gratuita de técnicas de pinhole – resultado de uma parceria entre o artista e o Centro Cultural Casa das Artes. As aulas acontecerão entre os dias 5 e 9 de dezembro, com vagas limitadas.

Serviço: Videoinstalação “Em um lugar qualquer – Outeiro”, de Dirceu Maués

Abertura: 24 de novembro de 2011 (quinta) às 19 horas

Visitação: 25 de novembro a 25 de dezembro, das 9 às 21 horas (segunda a domingo)

Local: Galeria Fayga Ostrower – Complexo Cultural Funarte (Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural – Entre a Torre de TV e o Centro de Convenções – Brasília (DF)

Entrada Franca

 

Oficina de câmeras artesanais

Data: 05 a 09 de dezembro de 2011

Horário: Das 10 às 13 horas

Local: Centro Cultural Casa das Artes (Asa Norte SCLN 102 – BLOCO C – Subsolo)

Inscrições gratuitas – vagas limitadas
Informações: 3031-6615