Djamila Ribeiro fala sobre Diversidade Cultural e Gênero no Brasil em duas palestras gratuitas.

23 de abril.

Djamila Ribeiro. Divulgação.

O projeto Diálogos Contemporâneos promove palestra da filósofa e ativista negra, Djamila Ribeiro, colunista da revista Carta Capital, nesta segunda (23 de abril). O tema abordado será “Diversidade Cultural e de Gênero no Brasil: a construção de uma sociedade democrática e fraterna e o respeito às diferenças”. O evento acontece às 13:30, na Universidade de Brasília (Auditório FTD), e às 19:00, no Museu Nacional da República. A entrada é franca e sujeita a lotação.

O tema propõe uma reflexão sobre a diversidade como uma das maiores riquezas do ser humano. A percepção da existência de indivíduos diferentes numa cidade, num país, com suas diferentes culturas, etnias e gerações, é o primeiro passo para se vislumbrar uma convivência respeitosa, amigável e solidária em uma comunidade. Para avançar além da percepção é necessária uma nova ética, onde igualdade não signifique exclusão das diferenças, mas sim uma condição equânime para se posicionar na sociedade, onde cidadãos e cidadãs possam se afirmar enquanto gênero, orientação sexual, etnia e cultura.

Pesquisadora e mestre em Filosofia Política pela Universidade Federal de São Paulo. Feminista e ativista negra, ela foi secretária-adjunta da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo. É autora dos livros “O que é lugar da fala” e “Quem tem medo do feminismo negro”. Atualmente é colunista da revista semanal Carta Capital.

Serviço: Diálogos Contemporâneos – Djamila Ribeiro
Data: 23 de abril (segunda)
Às 13:30 no Auditório FTD (Universidade de Brasília)
Às 19:00 no Museu Nacional da República
Entrada franca
www.dialogoscontemporaneos.com