“Dreams On Wheels” mostra o universo da bicicleta na Dinamarca.

Bicicleta é tema do Projeto Dreams On Wheels (Sonhos Sobre Rodas), que desembarca no Museu Nacional a partir de 04 de agosto de 2010.

Depois de girar o mundo, o projeto trazido pela Embaixada da Dinamarca e pelo Instituto Cultural da Dinamarca, mostra ao Brasil como é o estilo de vida sobre duas rodas. O Projeto, que já passou por 11 países, como México, Japão, França, Rússia, Canadá e EUA, envolve exposição, passeios ciclísticos, seminários com experts em arquitetura urbana e mobilidade sustentável entre outras atividades. Na pauta das discussões dos seminários são abordadas questões de estratégias de planejamento urbano, melhores praticas internacionais de mobilidade urbana e de design de bicicleta.

Nos quatro cantos do mundo, nas mais diferentes culturas, um mesmo objeto povoa o imaginário de adultos e crianças: a bicicleta. A paixão universal do homem pelas bicicletas hoje inspira debates em um mundo que precisa de alternativas sustentáveis de mobilidade.

Com curadoria de Thomas Ermacora, fundador do Etikstudio (www.etikstudio.com) e um dos principais nomes internacionais quando o assunto é design urbano e sustentabilidade, a exposição do projeto “Sonhos Sobre Rodas” é dividida em 4 partes interligadas:

– A primeira parte irá apresentar uma seleção de bicicletas-conceito. Marcas e modelos mundialmente consagradas como: Sogreni (www.sogreni.dk), Christiania Bike (www.christianiabikes.com), Pedersen (www.pedersenbicycle.dk), Leitra (www.velomobiling.com), Biomega (www.biomega.dk) e Winther (www.a-winther.com), irão mostrar diversas formas possíveis de se usar a bicicleta.

– A segunda parte, batizada de “Esquina da Cidade”, irá trazer um pouco da cultura ciclística de três cidades dinamarquesas: Odense, Copenhague e Aarhus.

– No terceiro espaço o assunto é o planejamento urbano. A Gehl Architects, consultoria especializada no assunto e com projetos premiados em seu currículo por todo o mundo, irá demonstrar estudos de caso em que cidades se transformaram com uso da bicicleta.

– A quarta parte: A série de instalações da exposição termina com um espaço dedicado à apresentação oficial do COP 15, a 15ª conferência da ONU sobre mudanças climáticas, que aconteceu em 2009 em Copenhague, Dinamarca.


As partipações que se destacam nessa edição do projeto no Brasil, são: Jeff Risom, arquiteto com mestrado em Design Urbano e Ciências Sociais, do renomado escritório de planejamento urbanístico Gehl Architects (www.gehlarchitects.com); Jonas Hagen, que já desenvolveu projetos em mobilidade sustentável para cidades como Bogotá, São Paulo e Nova Iorque e é diretor do ITDP no Brasil (Instituto para o Desenvolvimento de Políticas em Transporte,( www.itdp.org); Warner Vonk, da ONG holandesa ICE (www.i-ce.nl), que promove a cooperação entre sociedade civil, governos e iniciativa privada em projetos cicloviários; Zé Lobo, presidente da Transporte Ativo (www.ta.org.br), especialista em planejamento cicloviário; e autoridades políticas da Prefeitura do Rio.

Serviço – Dreams on Wheels

Data – abertura dia 4 de agosto (quarta) às 19 horas.

Local – Museu Nacional