Fotografia une coletivos europeus e latino-americanos.

Supay. Divulgação.
Supay. Divulgação.

O Instituto Cervantes recebe a mostra  “ECO – Coletivas Fotográficas Latino-americanas & Européias”, de 12 de dezembro a 15 de janeiro, com entrada franca. A curadoria se apropria do fenômeno das coletivas fotográficas para apresentar projetos realizados por vinte grupos da Europa e América Latina, com o meio ambiente como ponto de partida.

Os coletivos Garapa (Brasil), Nophoto (Espanha), Pandora (Espanha) e Supay (Peru) trabalharam cada projeto com o curador espanhol Claudi Carreras. Juntos escolheram os temas, localizações, com foco nos problemas ambientais do mundo atual.

O Garapa foi fundado em 2008 pelos jornalistas e fotógrafos Leo Caobelli, Paulo Fehlauer e Rodrigo Marcondes. Hoje, conta também com o fotógrafo Eduardo Ducho na equipe, além de uma extensa rede de parceiros e colaboradores. Além do Brasil, o grupo já expôs trabalhos nos EUA, Espanha, Argentina e Venezuela.

Ganhador do Prêmio Revelação 2006 do Festival Internacional de Fotografia e Artes Visuais PHotoEspaña, Nophoto é um coletivo espanhol de fotografia contemporânea nascido em 2005 com o objetivo de desenvolver diversos projetos individuais e coletivos não convencionais.

Outro coletivo espanhol, Pandora é formado por fotógrafos documentaristas que, em 2007, decidiram unir pontos de vistas para mostrar diferentes aspectos do mudo contemporâneo. O trabalho é feito tanto individual como coletivamente, em formato de foto ou vídeo. A marca registrada é a preferência por questões sociais e ambientais de uma perspectiva global, oferecendo várias formas de entender a fotografia documental.

Por último, Supay é um grupo de fotógrafos peruanos dedicados à fotografia documental. O objetivo deste é apresentar as histórias e personagens que os cativam, pessoas que criam seu próprio mundo ou, que perseguem um sonho e tentam construir o próprio caminho.

Serviço: ECO – Coletivas fotográficas Latino-americanas & Européias.
Data: De 12 de dezembro de 2013 a 15 de janeiro de 2014
Local: Espaço Cultural Instituto Cervantes (SEPS 707/ 907)
Fone: (61) 3242.0603
Visitação: De segunda a sexta das 11h às 21h. Sábados das 9h às 14h.
Acesso Livre
Classificação indicativa livre.
www.brasilia.cervantes.es