Grupo português encena Édipo na Caixa Cultural.

Foto: Filipe Dâmaso Saraiva e Simão Anahory. Divulgação.
Foto: Filipe Dâmaso Saraiva e Simão Anahory. Divulgação.

O espetáculo Édipo está em cartaz na Caixa Cultural até 28 de setembro. Com direção do inglês John Mowat, considerado um dos gênios mundiais da mímica hoje, e com o talento de três intérpretes fascinantes, o grupo português Chapitô está apresentando em Brasília uma comédia criada a partir do mito trágico de Édipo.

Escrita por Sófocles por volta de 427 a.C., Édipo Rei conta a história do filho do rei de Tebas, Laio, e de sua esposa, Jocasta. Alertado pelo Oráculo de Delfos de que seria assassinado pelo próprio filho, que em seguida desposaria a mãe, Laio abandona seu filho recém-nascido no Monte Citerão, pregando os pés do bebê com pregos no chão. Mas a criança é resgatada por um pastor e batizada de Edipodos, os pés furados. Adotado pelo rei de Corinto, Édipo é alertado pelo mesmo Oráculo da terrível previsão e foge da cidade. No caminho encontra Laio e, sem saber que é seu pai, o mata numa briga. Depois, já em Tebas, desvenda o enigma da Esfinge, livrando a cidade de várias ameaças. Como prêmio, recebe o trono e a mão da rainha viúva em casamento. Casa-se com Jocasta, sem saber tratar-se de sua mãe biológica e com ela tem quatro filhos. Anos mais tarde, em meio a uma peste, os dois são avisados pelo Oráculo de que, na verdade, são mãe e filho. Jocasta se mata e Édipo fura os próprios olhos, como castigo por não ter reconhecido sua mãe.

Nas mãos do Chapitô, a história deste herói trágico, emblemático, complexo, se transforma numa comédia escancarada. O Édipo da Cia Chapitô é um sujeito azarado, desajeitado, vilipendiado, enxovalhado e que, por desgraça, ainda perde a visão. A companhia vai tentar fazer o personagem trágico fugir de seu terrível destino.

Sem fazer uso de qualquer objeto cenográfico, os atores Jorge Cruz, Marta Cerqueira e Tiago Viegas contam a história de Édipo, revezando-se no papel de todos os personagens da narrativa. Na direção, o artista que tem sido responsável pelo sucesso de mais de 20 criações do grupo, o inglês John Mowat, apontado pelo jornal The Times Educacional Supplement como “um dos líderes mundiais da mímica”.
Édipo - foto Filipe Dâmaso Saraiva e Simão Anahory 6
Serviço: Édipo
Data: 19, 20, 21, 26, 27 e 28 de setembro
Local: Caixa Cultural Brasília (SBS Quadra 4 Lotes 3/4)
Horários: sexta e sábado, às 20 horas; domingo, às 19 horas
Ingressos: R$20,00 e R$10,00 (meia)
Classificação etária: 12 anos
Informações: 61 3206-9448 | 61 3206-9449 – caixacultural.df@caixa.gov.br