Mostra online traz filmes alemães dirigidos por mulheres

De 16 de setembro a 27 de outubro.

“Um peixe que nada de costas”. Divulgação.

A “Mostra Alemã de Cinema: Elas Dirigem!” tem programação online de 16 de setembro a 27 de outubro. São seis filmes, com cinco inéditos no Brasil. O acesso é gratuito via plataforma Sesc Digital. A cada semana, um novo título entra no catálogo. A mostra faz parte das comemorações do Dia da Reunificação da Alemanha, 3 de outubro.

“Golden Twenties”.

Programação:

16/09 – Golden Twenties

(Golden Twenties, Alemanha, 2019, 91 min., ficção, 12 anos, inédito)

Direção: Sophie Kluge

Elenco: Henriette Confurius, Max Krause, Inga Busch, Franziska Machens, Michael Maertnes, Blixa Bargeld.

Ava (25) volta para casa e não sabe por onde começar. Todo mundo segue na vida enquanto nenhum de seus planos deu certo. Em busca do amor e de pertencimento, o caminho para uma vida autodeterminada parece interminável. Um bem humorado e olhar melancólico em um momento muito especial da vida. Avaliado “particularmente valioso” pelo Instituto Deutsche Film – und Medienbewertung (FBW).

“The case you”.

23/09 – The case you

(The case you, Alemanha, 2020, 80 min., documentário, 12 anos, inédito)

Direção: Alison Kuhn

A diretora convidou cinco mulheres para passar vários dias com uma equipe em uma sala de teatro. Dentro deste espaço protegido, tentaram descobrir o que as conecta. As atrizes estão na casa dos vinte anos, e, junto coma diretora passaram por uma casting onde sofreram abusos sistemáticos de natureza sexual e violenta, assim como centenas de outras pessoas. A diretora, assim como as atrizes, queria suprimir este dia o mais rápido possível. Em um processo de superação. Alison Kuhn dirige e explorar junto as mulheres em “The Case You”, o que aconteceu naquela época, como foi possível que isso acontecesse e o que agora significa para suas vidas e trabalho.

30/09 – Um peixe que nada de costas

(Ein Fisch, der auf dem Rücken schwimmt, Alemanha, 2020, 103 min., ficção, 12 anos, inédito)

Direção: Eliza Petkova

Elenco: Nina Schwabe, Theo Trebs, Anna Manolova, Márton Peter Nagy.

Andrea é uma mulher no início de seus 40 anos e com um passado desconhecido. Quando Phillip e seu filho Martin se apaixonam por ela ao mesmo tempo, Andrea acaba no meio de um complexo triângulo amoroso, rodeado por expectativas, medos e questionamentos. Enquanto passam um verão juntos, a relação entre os três se torna cada vez mais destrutiva e cheia de culpa.

“Ruído do interior”

07/10 – Ruído do Interior

(Landrauschen, Alemanha, 2018, 112 min, ficção, 12 anos, inédito)

Direção: Von Lisa Miller

Elenco: Kathi Wolf, Nadine Sauter

Toni voltou para sua antiga casa a toda velocidade, cansada de Berlim e de sua promessa de grande autorrealização. No entanto, uma vez de volta à pequena Bubenhausen, qualquer reconciliação com sua cidade natal parece impossível. Felizmente, ela conhece a divertida Rosa. As duas mulheres desenvolvem um relacionamento explosivo e as coisas começam a tomar um novo rumo significativo. Porém, os velhos demônios de Toni reaparecem e o romance começa a desmoronar.

“Jibril”.

14/10 – Jibril

(Jibril, Alemanha, 2018, 83 min., ficção, 12 anos)

Direção: Henrika Kull

Elenco: Susana Abdulmajid, Malik Adan, Doua Rahal, Emna El-Aouni, Regina Schulte am Hülse.
A professora de alemão Maryam (Susana Abdulmajid) é uma mãe divorciada que vive com suas três filhas. Um dia, Maryam re-encontra Jibril (Malik Adan) e iniciam um relacionamento, mesmo ele estando preso. O relacionamento é usado como uma forma de preencher seus vazios internos, fazendo com que a autoestima dos dois dependa, exclusivamente, da atenção que recebem um do outro. Porém, quão bem Maryam e Jibril podem realmente se conhecer?

“O dia que o mundo mudou”

21/10 – O dia que mudou o mundo

(Copilot, Alemanha e França, 2021, 118 min., ficção, 14 Anos, inédito)

Direção: Anne Zohra Berrached

Elenco: Canan Kir, Roger Azar, Jana Julia Roth, Ceci Chuh, Nicolas Chaoui, Özay Fecht.

Em um ângulo inédito do 11 de setembro, um jovem casal está pronto para começar a vida juntos como imigrantes na Alemanha. O futuro deles parece brilhante até que ele faz uma escolha que mudará o mundo. Baseado em uma história real. Selecionado na Berlinale 2021.

Acesse: sescsp.org.br/cinemaemcasa