Elisa Lucinda em “Parem de Falar Mal da Rotina”.

Fotos: Simone Portellada. Divulgacao.
Fotos: Simone Portellada. Divulgação.

Parem de Falar Mal da Rotina, de Elisa Lucinda, entra em cartaz no Teatro dos Bancários nos dias 1 e 2 de agosto. Não se trata de um espetáculo convencional onde uma história é contada. Elisa Lucinda sugere um modo de vida, é uma visão de existência. A atriz, roteirista e diretora da peça expressa sua urgência e inquietude na busca interminável da liberdade de se poder viver plenamente, sem os famosos cárceres que nós mesmos nos impomos.

A ideia desse espetáculo surgiu quando Elisa participou do Festival Internacional de Teatro em Sitges na Espanha em julho de 2002. Neste primeiro formato, a atriz, entre um poema e outro, conversava e conduzia a platéia, introduzindo uma nova visão do cotidiano e dos personagens que criamos no nosso dia-a-dia. Neste festival, sua atuação foi tão marcante que lhe valeu uma crítica elogiosa no prestigiado jornal espanhol La Vanguardia*. Este modo de interpretar e interagir com a platéia cria uma relação direta e divertida, o que levou o espetáculo a ser carinhosamente chamado pela imprensa de “Cabaret Poético”.

A reação da platéia foi o impulso para a efetivação do “Parem…”. Ao chegar ao Brasil, a atriz foi convidada por Amir Haddad, então diretor do teatro Carlos Gomes, a realizar um espetáculo que fortalecesse e produzisse formação de plateia num centro de Rio de Janeiro deserto, que na época não lembrava em nada a efervescência da Lapa de hoje. Elisa topou e transformou a despretensiosa montagem daquelas terças e quartas às 7 da noite, na praça Tiradentes em multidões que a seguem pelo Brasil e pelo mundo.

A peça une histórias vividas e ouvidas por Elisa, como observadora do cotidiano, além dos poemas retirados dos livros “O Semelhante”, “Eu te amo e suas estreias” e “A fúria da Beleza”. O resultado é o nascimento impressionista de vários personagens, dos quais ela faz uma mostragem em duas horas e meia de elogios à rotina.

I__MG_4101 Parem Simone Portellada

Serviço: Parem de Falar Mal da Rotina
Data: 1 e 2 de agosto (sabado e domingo)
Sábado às 21 horas e domingo às 20 horas
Local: Teatro dos Bancários (EQS 314/315 – Sindicato dos Bancários)
Informações: 3522-9521 e 3262-9090
Vendas antecipadas na bilheteria do teatro ou na ingresso.com
Ingressos: R$ 70,00 (inteira) e R$ 35,00 (meia)
Doadores de um quilo de alimento não pagam meia entrada
Classificação indicativa: 14 anos
Capacidade: 474 lugares.