Embaixada da Alemanha em Brasília.

Foto: Paula Pratini.

Renato Acha

Fotos: Paula Pratini

O ano de 2011 é marcante para as relações entre Alemanha e Brasil, pois são comemorados os 40 anos da Embaixada da Alemanha em Brasília e 140 anos das relações políticas bilaterais entre as nações.

O projeto arquitetônico de A Embaixada da Alemanha em Brasília é o único projeto de Hans Scharoun no exterior e foi inaugurado em 1971. Célebre por ter criado a Filarmônica de Berlim,  Scharoun deixou sua marca caracterizada por amplos espaços que se relacionam por meio de escadas que funcionam como passagem de nível entre eles. A versatilidade propicia receber convidados em diferentes ocasiões em um prédio pensado  sob a égide da funcionalidade que integra habitação e trabalho.

Pintura de Roberto Burle Marx que remete as plantas baixas de seus jardins. Foto: Paula Pratini.

O ar de contemporaneidade se faz presente tambem no mobiliário, com luminárias dos anos 70, rodeadas de enormes esquadrias que dão ampla visão e se abrem para o jardim. O toque da arte fica por conta da presença de obras de artistas alemães, mas um brasileiro chama atenção, o paisagista Burle Marx, que em 1968 desenhou o jardim associado ao campus que cerca a área, no mesmo ano da construção da Embaixada em Brasília.

Os belos jardins são parte de sua vasta obra que aqui é representada em diferentes planos e canteiros de gramados ingleses, com calçadas curvas para se contemplar a diversidade da vegetação colorida do cerrado que conduz para a contemplação de alvoradas e crepúsculos diante do Lago Paranoá.

Wilfried Grolic (Embaixador da Alemanha no Brasil). Foto: Paula Pratini.

Na noite de segunda (4 de abril), o Embaixador Wilfried Grolic recebeu vários convidados com um corcerto de jazz e música brasileira com o baterista alemão Felix Astor em parceria com os músicos brasileiros Gabriel Improta (violão), Antônio Barker (piano) e Zéli Silva (baixo). Os músicos falaram a mesma língua em composições onde as improvisações  predominaram.

Após o concerto, o Adido de Imprensa e Cultura, Holger Klitzing, revelou detalhes sobre a vinda da exposição de Gerhard Richter para Brasília em cartaz na Caixa Cultural, de 3 de maio a 12 de junho de 2011:

“Gerhard Richter é um dos maiores artistas da Alemanha do pós guerra e vai ser a sua maior exposição no Brasil, que passará por quatro cidades: Salvador, Brasília, Curitiba e São Paulo. A retropectiva tem 27 obras e será uma excelente oportunidade de intercâmbio entre os dois países.”

Brasil e Alemanha são irmãos e tem a arte como elemento que os une há várias décadas. Brasília agradece por sediar tão bela  embaixada, assim como eventos relevantes para a cena cultural. A amizade entre ambos se firma em grande parte pela cultura, responsável pela riqueza identitária de ricas nações que nitidamente  se sobressaem em seus respectivos continentes.

Kees Rade (Embaixador dos Países Baixos) e Svend Roed Nielsen (Embaixador da Dinamarca). Foto: Paula Pratini.

Asta Rose Alcaide (Assessora Artística da Orquestra Sinfònica do Teatro Nacional Cláudio Santoro). Foto: Paula Pratini.