“Embaixadas – Planeta Bola”, vídeoinstalação de Eder Santos celebra a Copa no CCBB.

Divulgação Tremchic Videolab
 

Um grande observatório de imagens que representam o imaginário momentâneo do mundo. O videoartista mineiro Eder Santos, mago dos efeitos visuais, volta à capital federal para encantar os brasilienses com um tema mais do que em voga: futebol. Embaixadas – Planeta Bola é uma imersão nos sonhos, caminhos e memórias despertados pelo futebol e especialmente pela Copa do Mundo.

Um “edifício-tela” transforma o Pavilhão de vidro do CCBB Brasília, integrando-o à paisagem da cidade como elemento instável e subjetivo. Ao entardecer e à noite o efeito é simplesmente mágico.

Dentro da estrutura de vidro, um grande ambiente inflável, em forma de meia esfera, irá simular uma imensa bola de futebol. Dentro dessa “bola”, estruturas mecânicas que combinam projetores de vídeo e arranjos de espelhos lançam imagens, sempre estilhaçadas, em toda a superfície interior do ambiente. Diversos pufes acolhem o visitante, que é convidado a conviver com a obra e a contemplá-la enquanto as imagens o levam a uma viagem formada por sensações e estímulos diversos.

Numa referência imediata e humorada à função diplomática da capital federal e às diversas embaixadas localizadas na cidade, imagens trazem pessoas fazendo “embaixadinhas”. São trinta e duas pessoas, uma em cada imagem, devidamente caracterizadas com os uniformes das seleções que participam da Copa.

No pavilhão de vidro, em busca dos sonhos de infância, o artista apresenta imagens de futebol de várzea, aquela “pelada” da qual toda criança brasileira já participou, onde meninos e meninas planejam seu futuro, espelhados nos grandes craques da bola.

A arte de Eder Santos presta assim homenagem ao esporte nacional, no momento em que todas as torcidas vestem a camisa da seleção. Uma homenagem da arte ao sonho de garotos de todos os cantos do mundo e à poesia indizível presente no universo chamado futebol.

Serviço: EMBAIXADAS – PLANETA BOLA
Site-especific* (Videoinstalação) de Eder Santos
Pavilhão de vidro do Centro Cultural Banco do Brasil, SCES Trecho 2, Conj. 22, Brasília, DF.
Visitação: de 8 de junho a 18 de julho
De terça a domingo, das 9h às 21h.
Entrada franca. Classificação indicativa: livre.
Informações e visitas guiadas: tel. (61) 3310-7087 ccbbdf@bb.com.br.
Ônibus gratuito. Verifique locais e horários de saída no site: bb.com.br/cultura.