O espetáculo “Adubo” abre a temporada do Projeto EnCena neste domingo (19), às 20 horas, no Teatro Oi Brasília. A temporada apresenta uma série de seis espetáculos teatrais na programação até o mês de maio. O celebrado “Adubo ou a sutil arte de escoar pelo ralo” foi criado e encenado a partir de janeiro 2005 por quatro atores de Brasília (André Araújo, Juliano Cazarré, Pedro Martins e Rosanna Viegas), que convocaram Hugo Rodas para a direção. Na atual temporada, tem no elenco André Araújo, Abaetê Queiroz, Pedro Martins e Rosanna Viegas.
A morte é tratada sob um viés poético que investiga este misterioso momento com o qual todos vão se defrontar. Vários personagens, ora grotescos, ora cômicos, lidam com ela com serenidade, como parte de um ciclo natural. O elenco pesquisou as mais variadas referências sobre a morte na literatura, na medicina, na filosofia e na religião e a partir disto começaram a adaptar e criar os textos e as cenas da peça.
O jogo teatral se passa em diversos quadros, encontra unidade no drama de uma criança que se revolta contra Deus após a morte de seu cão ainda filhote. E traz ainda o lirismo de um suicida, as “filosofias de boteco”, a dor de uma mãe que perde o filho e a perplexidade de um cachorro que chega a um paraíso de flores amarelas. O fundo da cena é um imenso quadro negro. Com giz branco, os atores desenham os espaços onde a ação acontecerá. Desenhos simples e fugazes criam diversos ambientes que se transformam ao longo do espetáculo. Com esse jogo de desenhar e apagar, o cenário traz em si a impermanência e transitoriedade de nossas próprias vidas.
Serviço: Adubo ou a Sutil Arte de Escoar pelo Ralo – Projeto EnCena
Data: 19 de janeiro (domingo), às 20 horas
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)
Pontos de venda:
. Bilheteria do Teatro Oi Brasília (terça a sábado, das 13h às 19h)
. Loja da Oi (shopping Iguatemi)
. Site www.teatrooibrasilia.com.br
Mais informações: (61) 3424-7121 (bilheteria do teatro)
Classificação indicativa: 16 anos
Calendário Projeto EnCena:
19 de janeiro – Adubo ou a sutil arte de escoar pelo ralo (direção: Hugo Rodas-DF)
20 de fevereiro – A Descoberta das Américas (direção: Júlio Adrião-RJ)
22 de março – Cartas de Rodez (com a Cia Amok-RJ)
12 de abril – Eu vi o sol brilhar em toda a sua glória (direção: João Paulo Lorenzon-SP)
26 de abril – Alma de Peixe (Teatro para Bebês-DF)
17 de maio – A Arte de Dizer Palavrão (direção: Alexandre Ribondi-DF)