Diretor Juan Carlos Menaglia (Melhor Filme para “7 Caixas Paraguayas”).
Paula Pratini
A 2ª edição do BIFF (Festival Internacional de Cinema de Brasília) encerrou sua programação no último domingo (23). Foram exibidos 44 filmes nas categorias: Mostra Competitiva, Mostra de Animação, Panorama África, Mostra America Del Sur, Independentes Americanos e Krisis. A noite de premiação no Museu Nacional da República, contou com a presença de diretores, atores, roteiristas e distribuidores dos 12 filmes concorrentes para a mostra competitiva.
O longa metragem “Sete Caixas Paraguayas”, do diretor Juan Carlos Maneglia e Tana Schémbori, foi escolhido como o melhor filme desta edição. Ruijun Li levou o prêmio de melhor direção por “Voando com a Garça”; o argentino Ricardo Darín foi considerado o melhor ator por sua interpretação em “Teses sobre um homicídio”; Nilay Erdonmez foi eleita a melhor atriz pelo filme “Mirante” e Alicia Scherson, melhor roteirista em “O Futuro”.
Além da mostra cinematográfica exibida no Cine Cultura Liberty Mall e Museu Nacional da República, o festival contou com uma programação musical gratuita com os melhores núcleos de festas da cidade. Os projetos 5uinto, Da Bomb, Play, Laboratório,Toranja e Quilombagem tomaram conta da área externa do museu com uma seleção musical de hip hop, dubstep, rock, afro brasileiro, house e techno.
Kevin Hoiseth (“Don Jon”), Nilson Rodrigues (BIFF) e Priscila Miranda (Tucuman Filmes)
Ruijun Li (Melhor Diretor, por “Voando com a Garça”).
Pablo Berger (Menção Honrosa – pela qualidade da obra, por “Blancanieves”).
Hernan Golfrid representou o argentino Ricardo Darín, que recebeu o Prêmio de Melhor Ator.
Jairo Nogueira (California Filmes), Anna Karina Carvalho (BIFF) e Cleiton Fernandes (California Filmes)
DJs Komka e Mari Perrelli (5uinto)