Artistas criam escultura com águas brasileiras.

encontro das aguas II
Utilizar a água como elemento para compor uma obra de arte parece algo intangível, mas não para um grupo de 23 artistas visuais que se uniram para celebrar o Ano Internacional da Cooperação pela Água. A mostra Encontro das Águas II entra em exibição no Museu Nacional, de 23 de março a 28 de abril.
O grupo criou uma Escultura com Águas Brasileiras, com o elemento proveniente de águas de nascentes, de rios e de praias do litoral. A obra marca o pré-lançamento da “Exposição AQUA21: Água e Cooperação no Século XXI” que será lançada no segundo semestre em Brasília e que aborda o tema da Água e Cooperação declarado pelas Nações Unidas como o tema do Dia Mundial da Água (22 de março) de 2013.

As 23 obras se encaixam numa estrutura de cano de PVC de cinco metros de altura que funciona como suporte dos objetos proposto por Bené Fonteles, curador da obra coletiva. “O Movimento quer chamar atenção para a gravidade em que se encontram as questões sobre a qualidade e raridade da água pública e também nos rios e praias do país e o direito dos cidadãos de cobrar das políticas publicas providencias urgentes através da implementação da Lei da Água nº 9433/97”, conta Bené Fonteles.

Participam da escultura os artistas Selma Parreira, André Santangelo, Glenio Lima, Gervane de Paula, Luiz Gallina, Ronaldo Moraes Rego, Zuarte, José Rufino, Marlene Almeida, Regina Vater, José de Quadros, Maria Tomaselli, Xico Chaves, Narcelio Grud, Talvez Mario Simões, Lia do Rio, André Nascimento, Carlos Meigue, Silvana Leal, Ton Bezerra, Rômulo Andrade, Elyeser Szturm e Barroncas que usando as mais diferentes formas de expressão incorporaram a água como matéria em seus inusitados objetos.

Convite_Encontro_Águas_Gervane_03_1

Serviço: Encontro das Águas II

Data: De 23 de março a 28 de abril, de terça a domingo, de 9:00 às 18:30

Abertura: 22 de março, às 20 horas

Local: Museu Nacional da República (Setor Cultural Sul)

Entrada Franca.