Encontro de Saberes promove diálogo entre o saber tradicional e o saber científico.

    Nos dias 13 e 14 de julho, em Brasília, acontecerá o Seminário Preparatório do Projeto Encontro de Saberes, com o objetivo de conhecer atividades, realizadas no Brasil e no exterior, de inclusão de protagonistas de conhecimentos tradicionais no ensino superior. O evento será realizado pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural, em parceria com a Universidade de Brasília e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa, órgão do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

    O Encontro de Saberes tem como proposta promover o diálogo entre os saberes acadêmicos e os tradicionais, populares e indígenas, bem como contribuir para o processo de reconhecimento de mestres de artes e ofícios como docentes no ensino superior, aliando os conhecimentos tradicionais aos científicos, por meio da realização de cursos e ações interculturais.

    As etapas do Encontro de Saberes: 1ª etapa: Seminário Temático Preparatório tem como objetivo apresentar iniciativas já realizadas no Brasil e no exterior de inclusão de protagonistas de conhecimentos tradicionais no ensino superior, além de realizar oficinas de trabalho envolvendo os mestres docentes, os professores parceiros e outros professores convidados.

    2ª etapa: Residência, preparação da metodologia e dos recursos didáticos necessários para a disciplina com a participação de cinco mestres de artes e ofícios populares e indígenas e dos professores parceiros;

    3ª etapa: Criação da disciplina “Arte e Tecnologia dos Saberes Tradicionais”, que será ministrada pelos mestres tradicionais populares e indígenas, junto com os professores parceiros e ofertada na grade regular da Universidade de Brasília, acessível a estudantes de todos os cursos. Confira a programação: 

    13 de julho (terça-feira) – Auditório Dois Candangos

    13 de julho (terça-feira) – Auditório Dois Candangos

    18h30 Apresentação Cultural


    Alexandre Lomi Lodô – Mestre da Jurema do Recife, percussionista e coordenador do Quilombo Cultural Malunguinho, acompanhado de Biu Alexandre, Mestre do Cavalo Marinho Estrela de Ouro de Condado (PE).

    19h Mesa de Abertura

    Américo Córdula

    José Geraldo de Sousa Junior

    André Lazaro

    José Jorge de Carvalho

    – Professor do Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília – DAN/UnB – Secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade – SECAD/MEC – Reitor da Universidade de Brasília – Secretário da Identidade e da Diversidade Cultural – SID/MinC

    19h30 Aula Magna

    – Mestre Takumã – Kamayurá. Decano dos xamãs da região do Alto Xingu.

    21h Degustação de Caldos

    14 de julho (quarta-feira) – Auditório Dois Candangos

    Manhã
    9 às 9h20
    José Jorge de Carvalho

    – Apresentação do Projeto Encontro de Saberes

    9h20 às 11h25 Experiências Internacionais

    Luis Fernando Sarango (Equador)

    Maria Mercedes Díaz (Argentina)

    Jaime Arocha (Colômbia)

    Carlos Callisaya (Bolívia)

    Maria Luísa Duarte Medina (Paraguai)

    – Líder guarani, atua na Secretaria de Assuntos Indígenas do Estado Paraguaio e em projetos de inclusão dos saberes indígenas nas instituições paraguaias de ensino. – Sociólogo. Coordenador Nacional, no Ministério da Educação, das Universidades Indígenas da Bolívia. – Professor de Antropologia da Universidade Nacional da Colômbia, Bogotá. Projetos de inclusão dos saberes afrocolombianos nas universidades colombianas. – Professora de História e ex-Coordenadora de Extensão da Universidade de Catamarca. Organizadora dos Seminários “Povos e Cidades do Interior” que incluem a presença de mestres tradicionais catamarquenhos. – Reitor da Universidade Amawtay Wasi – Projeto da universidade intercultural bilíngüe das comunidades e povos indígenas equatorianos.
    Coordenador: José Jorge de Carvalho (UnB)

    11h25 às 12h Debate

    12 às 13h30 Intervalo para almoço

    Tarde
    13h30 às 15h10
    Experiências Nacionais

    Rosemberg Cariry

    Rosângela Tugny

    Marcos Ayala

    Fábio Munhoz

    Luiz Phelipe Andrés

    – Engenheiro e diretor do Centro Vocacional Tecnológico Estaleiro Escola do Maranhão. Projeto para o resgate de técnicas de produção de embarcações tradicionais maranhenses. – Pesquisador do Centro Atopos da Escola de Comunicações e Artes da USP. Projeto de Extensão “Laje Acadêmica”, de conexões entre conhecimentos acadêmicos e saberes locais tradicionais. – Professor de Sociologia da Cultura da Universidade Federal da Paraíba. Projeto Ação Griô: Mestres de Tradição Oral em Escolas e Bairros de João Pessoa e na Universidade Federal da Paraíba. – Professora da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Projeto de inclusão dos indígenas Maxacalis como artistas residentes na UFMG. – Cineasta e poeta cearense, idealizador das Escolas de Saberes Tradicionais e Contemporâneos.
    Coordenadores: Ricardo Lima (SID) e Rita de Cássia Castro (UnB)

    15h10 às 15h50 Debate

    16h às 18h55 Experiências dos Saberes Tradicionais

    Benki Ashaninka

    Maniwa Kamayurá

    Lucely Pio

    Alexandre Lomi Lodo

    Biu Alexandre

    Zé Jerome

    Otávionilson Nogueira dos Santos

    – Mestre fabricante de embarcações tradicionais maranhenses. Professor do Estaleiro Escola do Maranhão. – Mestre de Congado e Folia de Reis do Vale do Paraíba, Marechal de Cunha (SP). – Mestre do Cavalo Marinho Estrela de Ouro de Condado (PE). – Mestre da Jurema do Recife, percussionista, coordenador do Quilombo Cultural Malunguinho. – Mestra raizeira da Comunidade Quilombola do Cedro (GO), integrante da Articulação Pacari de Plantas Medicinais do Cerrado e autora da Farmacopéia do Cerrado. – Arquiteto tradicional e Pajé. Representante dos povos indígenas do Alto Xingu, especialista em construção da residência tradicional kamayurá. – Presidente do Centro Saberes da Floresta (Yorenka Ãtame), do Povo Ashaninka (AC). Desenvolve um trabalho de conhecimento da floresta comprometido com a proteção ambiental e o reflorestamento.
    Coordenador: Américo Córdula (SID)

    18h55 às 19h40 Debate

    19h40 às 20h Apresentação Cultural


    Badia Medeiros – Mestre da viola, Formosa (GO). Com grupo de dança de Catira, Lundu e Curraleira.

    20h Degustação de Caldos

    15 de julho (quinta-feira) – Auditório da Reitoria

    19h Mesa Institucional com a presença do Ministro da Cultura Juca Ferreira e convidados.

    15 e 16 de julho – Oficinas com os Mestres

      Oficinas de trabalho restritas aos Mestres e aos Especialistas convidados

    Informações: encontrodesaberes2010@gmail.com – Tel: (61) 3307.3006 – ramal 210

    Serviço: Seminário Preparatório do Projeto Encontro de Saberes

    Local: Auditório Dois Candangos – Campus Universitário Darcy Ribeiro, Faculdade de Educação (Prédio FE 5) – Asa Norte, Brasília-DF