O encontro entre design e arte contemporânea.

Divulgação.
Divulgação.

O 4º Ciclo de Encontros Hill House acontece no dia 1º de outubro, em duas sessões, às 10:30 e às 14:00, no showroom da Hill House. A data maraca o encontro entre o premiado designer Jader Almeida, o conceituado artista plástico Elder Rocha e o curador Ralph Gehre em debate em torno do design, a arte e a criação contemporânea.

A mostra Mar de Rorschach, de Elder Rocha, será aberta no mesmo dia, com dezoito obras, em sua maioria inéditas, sob curadoria de Ralph Gehre. Elder Rocha ainda assina vitrine-instalação. O título de Mar de Rorschach remete às lâminas criadas por Hermann Rorschach como técnica de avaliação psicológica a partir de imagens pictóricas. “Assim como essas lâminas, a instalação (quase paisagem/praia/aquário) pede leitura e interpretação: a partilha de sentidos entre o conteúdo inerente à obra e nossa imaginação. Não aquilo que é, mas aquilo que parece ser”, diz Gehre.

São pinturas de sobreposição, congelando o equilíbrio entre planos de três naturezas: imagens gráficas apropriadas de antigos compêndios de ilustração, com marcas de origem e de caráter incorporadas como componentes de linguagem; signos de tudo aquilo que contém em si o espaço vazio; e áreas de pura cor e matéria sólida, inseridas como pontos de espelhamento e passagem. “As obras investigam a estrutura dimensional que organiza nosso espaço, quebrando a lógica que entrelaça altura, largura e profundidade, paralisando o tempo e anulando a gravidade”, ressalta.

JP 001JP 002

A vitrine foi ocupada por um grande desenho de um mar revolto, espelhado como um par de pulmões. A imagem duplicada, para a esquerda e para a direita, cria um eixo central, uma espinha que divide o campo visual em duas partes. Bolhas de ar avançam no espaço da vitrine, encontrando em seu caminho o mobiliário de Paulo Alves, escolhido por Elder no acervo de móveis que ali é comercializado. A peça, um armário pernalta da linha Guaimbê, produzido pela Marcenaria São Paulo, tem o espírito dos barzinhos anos 1950, perfeito para se guardar copos, taças e garrafas. “Parece inspirar-se na arquitetura modernista dos pilotis, ou melhor, das palafitas, habitações populares construídas sobre as águas”, comenta.

“O conjunto cria associações delicadas que antecipam a exposição que encontraremos dentro da loja. O estoque da Hill House coloca-a na condição de uma loja galeria especializada em marcenaria de design contemporâneo brasileiro, que usufrui de prestígio internacional”, esclarece Ralph. Concebida por Elder Rocha como uma instalação, a vitrine reporta-se a questões que lhe são recorrentes e demonstra a qualidade de pensamento que subsidia seu trabalho, amplamente reconhecido e premiado.

A mostra fica em cartaz até o dia 30 de novembro, com entrada gratuita e livre para todos os públicos. A visitação poderá ser feita de segunda a sábado, das 10h às 22h. Nas sextas e sábados, haverá acompanhamento de um mediador. Sempre das 14h às 22h. 
Informações: 3363-5273.

JP 024 pq tri

Serviço: 4º Ciclo de Encontros Hill House

Data: 1º de outubro

Horário: às 10h30 (aberta ao público mediante inscrição) e 14h (apenas para convidados)
Local: showroom da Hill House (CasaPark, lojas 125/126 – 1º piso)

Mar de Rorschach
Data: de 2 de outubro a 30 de novembro
Visitação: de segunda a sábado, das 10h às 22h. Visita com medição, às sextas-feiras e aos sábados, das 14h às 22h.
Local: showroom da Hill House (CasaPark, lojas 125/126 – 1º piso)
Entrada franca
Livre para todos os públicos
Informações: 3363-5273.