UnB recebe o primeiro Encontro de Quadrinhos de Brasília.

Rafael Coutinho. Divulgação.
Rafael Coutinho. Divulgação.

O I EnQuadrinhos – Encontro de Quadrinhos de Brasília acontece de 16 a 18 de setembro na Faculdade de Comunicação (FAC), Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) e do Centro de Excelência em Turismo (CET), na Universidade de Brasília (UnB). De dimensões nacionais, o encontro propõe agregar pesquisadores e grupos de pesquisa atuantes nessa área de conhecimento, bem como artistas vinculados a instituições universitárias de todo o Brasil.

Na arte do encontro, procura o estímulo e a ocasião necessárias para a criação de redes de cooperação e desenvolvimento de pesquisas na área.O encontro prevê, a cada dia de evento, atividades que vão das 9 às 18 horas. Após esse horário, o período noturno contará ainda com atividades complementares relacionadas ao tema do encontro, tais como lançamentos de livros, revistas e feira de editoras especializadas em História em Quadrinhos.

O início do encontro se dará com três oficinas práticas, a serem ministradas em todo o período diurno do primeiro dia de evento. Os dias seguintes darão lugar às palestras e à exposição de pôsteres com conteúdo científico/artístico, esses selecionados a partir dos resumos inscritos no site do evento e que correspondam aos requisitos básicos exigidos para participação no encontro.

Cada trabalho selecionado dispõe de 10 minutos de apresentação, a ser defendida por um proponente responsável, que deverá expor o conteúdo do pôster no auditório principal. As falas serão distribuídas entre os dias 17 e 18 de setembro, nos horários previamente determinados pela organização do encontro.

As quatro palestras principais serão ministradas por convidados de diversas regiões do Brasil, especialistas em diversos ramos relacionados ao tema das Histórias em Quadrinhos, tratando de assuntos da competência e especialidade de cada um deles.

Edgar Franco. Foto: Anésio Neto.
Edgar Franco. Foto: Anésio Neto.

Os palestrantes convidados seguem essa trilha do encontro e inovação. Edgar Franco, professor e artista transmídia, vem trabalhando, desde seu doutorado, pesquisas pós-humanas nas ciberartes, especialmente nas Histórias em Quadrinhos. O jornalista e professor Paulo Ramos vem publicando, em jornais como Folha de São Paulo e veículos especializados, diversas matérias sobre os mais importantes lançamentos em Quadrinhos no Brasil e no mundo. O trabalho jornalístico reflete diretamente em sua atuação acadêmica, em que tem diversos livros tratando dos Quadrinhos nacionais contemporâneos.

Rafael Coutinho e Henrique Guimarães, por sua vez, têm em comum vasta produção artística em Quadrinhos, tanto em desenho quanto em roteiro, além de sólido trabalho como editores. O primeiro comanda a Narval Comix, responsável pela publicação de autores renomados como Laerte e Eloar Guazzelli, enquanto o segundo está há 20 anos à frente da Marca de Fantasia, principal editora especializada em trabalhos científicos a respeito de Histórias em Quadrinhos no país.

Rafael Coutinho ministrará também uma oficina no evento, que conta ainda com atividades experimentais propostas pelo coletivo brasiliense Sindicato, formado pelos quatro membros – os também quadrinistas Gabriel Góes, Santiago Mourão, Eduardo Belga e André Valente – do estúdio de ilustração e design Ilustrativa. As oficinas consistem em um dia inteiro de estudos sobre um tema específico, previamente definido em comum acordo entre a produção do EnQuadrinhos e os artistas envolvidos, e culmina com a produção de um material gráfico desenvolvido pelos participantes inscritos. Para as oficinas não almejamos a apoio financeiro do CNPq, uma vez que será cobrado uma taxa de inscrição aos interessados para financiamento do material necessário e dos profissionais envolvidos. Junto à UnB, a equipe do EnQuadrinhos está em fase de cadastramento das oficinas como projeto de extensão. Mais informações acerca das contribuições científicas dos convidados podem ser encontradas no item 5 do presente documento e através do site http://www.ilustrativa.com.br/.

Por fim, o EnQuadrinhos aposta no pôster como uma forma de comunicação científica, especialmente em se tratando de evento dedicado às narrativas gráficas. Traduzindo seu trabalho científico em texto e imagem, o pesquisador inscrito encontrará liberdade e coesão na apresentação de seu trabalho via pôster. O encontro abre ainda uma segunda via inovadora, a do pôster artístico, em que um criador de histórias em quadrinhos pode – desde que vinculado a uma instituição de ensino superior – apresentar o processo de produção de alguma narrativa em desenvolvimento.

O público-alvo são pesquisadores em arte sequencial, em especial as Histórias em Quadrinhos, estudantes graduandos, mestrandos e doutorandos de qualquer instituição universitária, profissionais da área, artistas e interessados em geral. Estima-se que 150 pessoas participarão diariamente das atividades do I EnQuadrinhos.

As atividades acontecem em três unidades da UnB. São elas: a Faculdade de Comunicação (FAC), a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) e o Centro de Excelência em Turismo (CET). As duas primeiras estão reservadas à realização das oficinas, que ocorrem no Auditório do Programa de Pós-Graduação da FAC e na Galeria da FAU. Já o CET disponibiliza, mediante contrapartida em material de limpeza e de copa, o seu Módulo Central, amplo espaço que comportará as palestras e as comunicações dos pôsteres.
Paulo Ramos - foto divulgacao
Serviço: I EnQuadrinhos – Encontro de Quadrinhos de Brasília
Data: De 16 a 18 de setembro
Local: Universidade de Brasília (UnB)
organizacao@enquadrinhos.net.br
www.enquadrinhos.net.br
www.facebook.com/enquadrinhos
catarse.me/enquadrinhos

Foto: Paulo Ramos. Divulgação.