Ensaios Sobre a Solidão.


Foto: Thiago Sabino.
Ensaios Sobre a Solidão dirigido e estrelado por Fernando Martins, entra em cartaz na Caixa Cultural de 17 a 20 de fevereiro (quinta a domingo). O espetáculo é baseado no texto original Enfim só: Solidão, a Comédia, de Vicente Pereira e traz humor e densidade temática sem se deixar afetar pelos clichês quase-cômicos, tampouco pela tensão que caracteriza temas como o isolamento humano em múltiplos olhares e percepções sobre as relações interpessoais – ou sobre a falta delas. O texto da peça conta, ainda, com fragmentos das obras de Bohumil Hrabal, Jean Jaques Olivier e Clarice Lispector.

Lucy, Toni e Geneviéve, protagonistas em cada um dos três momentos do espetáculo, compartilham a mesma sensação: a de se sentirem desacompanhados. O texto expõe, de forma bem humorada e ao mesmo tempo crua, o encontro dessas personagens com o vazio dessa percepção. Em cena, as personagens compartilham a frustração do não encontro, do não diálogo, do vazio.

1º quadro: A Dama da Noite apresenta Geneviève, uma solteirona de 30 ou 40 anos, que marcou um encontro às escuras com um homem que pode não ter ido ao local. Os goles de um poderoso drink levam a personagem em direção ao desconforto do primeiro contato e da sensação de permanecer só. O quadro venceu o Festival Nacional de Cenas Curtas, promovido pela Faculdade Dulcina de Moraes, em julho de 2010.

2º quadro: A Fogueira das Vaidades apresenta Toni, um emergente social, deslumbrado, casado e sem muitos amigos. Na noite de preparação para uma dessas festas anuais da alta sociedade, ele demonstra um profundo entusiasmo enquanto se arruma em seu closet. O silêncio de sua esposa no banheiro gera uma profunda inquietação, que o leva a revelar sua fragilidade diante da sensação de estar só.

3º quadro: Vamos Falar Francamente apresenta Lucy, uma senhora de 60 ou 65 anos, casada, com filhos, aparentemente satisfeita com a vida que conquistou. Ela acompanha sua melhor amiga, Marluce, que se encontra em estado terminal. Este momento propicia a situação oportuna para confrontar todas as afinidades e diferenças entre essas duas mulheres, tão diferentes entre si, mas que compartilham a mesma sensação de solidão.

Foto: Thiago Sabino.

Serviço: Ensaios Sobre a Solidão

Local: Caixa Cultural Brasília – Teatro (SBS Quadra 4, lote 3/4, anexo ao edifício Matriz da Caixa Econômica Federal)

Data: 17 a 20 de fevereiro de 2011

Horário: de quinta-feira a sábado, às 20h; domingo, às 19h (não será permitida a entrada após o início da sessão)

Telefone para Informações: (61) 3206-9448 – administração

Duração: 70 minutos

Bilheteria: (61) 3206-6456 (aberta de terça-feira a domingo, das 12h às 21h)

Preço dos ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada para estudantes, pessoas com 60 anos ou mais, professores, doadores de 1kg de alimento não perecível, clientes e empregados CAIXA)

Classificação etária: 12 anos.