Encontro gratuito aborda as diversas manifestações da tela como suporte.

De 21 a 23 de novembro.

Nunca. Divulgação.

O 2º Encontro entre Telaas ocupa diversos espaços da UnB entre 21 e 23 de novembro. A ideia é discutir conceitos, formatos, trajetórias, impressões, transformações e as projeções para o futuro sobre diversas manifestações artísticas e culturais que têm, de alguma maneira, a tela como suporte.

O evento é gratuito e aberto para a participação do público. O tema condutor é a temporalidade das telas. Entre os convidados estão diversas autoridades, brasileiras e estrangeiras, distribuídos em quatro áreas: Fotografia, pintura, desenho e quadrinhos; Artes urbanas, arquitetura, teatro e performance; Cinema e literatura e Narrativas de mídias eletrônicas (TV, videoclipe, video game, videoarte, redes sociais, blogs e smartphones).

Entre os convidados estão Thierry Raspail, diretor do Museu de Arte Contemporânea de Lyon, o consagrado quadrinista brasileiro (radicado na Espanha) Marcello Quintanilha, a atriz mineira Regiana Antonini (atualmente na televisão com a personagem Neide, na novela Pega pega), o psicanalista Christian Dunker e o premiado escritor Jacques Fux. A coordenação do TELAA é da Profª. Drª. Junia Barreto.

As intervenções dos convidados acontecem em dois momentos: o FALAR, com reflexões sobre questões previamente levantadas; e o MOSTRAR, para a exibição de obras e produtos no intuito de elucidar as falas e incitar novos debates.

“Searching for Ulysses” de Fabien Zocco.

Convidados:

Adolfo Cifuentes (MG)
Artista visual. Professor do Departamento de Teatro, Fotografia e cinema da Escola de Belas Artes da UFMG.

Ana Mansur (DF)
Professora da UnB, doutora em artes visuais e mestre em design, especialista em tipografia e direção de arte.

André Gonzales (DF)
Ex-vocalista da banda brasiliense Móveis Coloniais de Acaju, designer e diretor de videoclipes. Atualmente, comanda o grupo Sr. Gonzales Serenata Orquestra, projeto multimídia que combina performance e radionovela.

Ariel Kyrou (França)
Escritor e jornalista especializado em novas tecnologias, autor de livros, redator-chefe da revista eletrônica Culture Mobile e diretor de programação do festival A-part.

Brígida Campbell (MG)
Artista e professora da UFMG, doutoranda em Artes Visuais na USP, suas pesquisas tratam especialmente das relações entre arte e cidade e o caráter político e poético destas relações.

Christian Dunker (SP)
Psicanalista, professor da USP, coordenador do Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise da USP. Autor de livros e organizador da coleção Cinema e Psicanálise (seis volumes).

Eduardo Brandão Pinto (RJ)
Mestrando em Artes da Cena na UFRJ, com pesquisa sobre imagem e corpo, e realizador de curtas-metragens.

Fabien Zocco (França)
Artista tecno-manipulador, explora o potencial plástico da desmaterialização eletrônica, dos aplicativos e outros softwares.

Felipe Arrojo Poroger (SP)
Curta-metragista e roteirista. Colunista da revista Carta Capital.

Jacques Fux (MG)
Escritor e doutor em literatura comparada. Autor de Antiterapias, vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura, e de Meshugá: um romance sobre a loucura, vencedor do Prêmio Manaus de Literatura.

Joel de La Laina Sene (SP)
Doutor em Linguagem e Educação, professor da USP na área de Fotografia Cinematográfica.

Josafá Neves (DF)
Artista plástico que trabalha a temática afro-brasileira.

Leandro Verassani (RS)
Designer e desenvolvedor de jogos eletrônicos.

Lúcia Leitão Santos (PE)
Professora arquitetura e Urbanismo da UFPE. Pesquisa e dimensão subjetiva da arquitetura, notadamente na articulação com a psicanálise.

Marcello Quintanilha (RJ)
Um dos principais quadrinistas brasileiros da atualidade, atualmente radicado na Espanha.

Nobu Chinen (SP)
Publicitário, autor de livros, coorganizador das Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, membro do Observatório de História em Quadrinhos da ECA-USP e da comissão do prêmio HQ Mix.

Nunca (SP)
Grafiteiro cujas criações se inspiram nas culturas indígena e nas raízes brasileiras. Suas obras foram expostas no Brasil e no exterior.

Otávio Donasci (SP)
Artista digital, videoperformer e cenógrafo.

Phillippe Sisbane (França)
Cineasta, fotógrafo, consultor de roteiros e professor universitário.

Regiana Antonini (MG)
Atriz, roteirista, dramaturga. Atualmente no elenco da novela Pega pega.

Ricardo Luís Silva (SP)
Professor, arquiteto, serígrafo e artista gráfico. Pesquisa rizomas e trocas urbanas, serigrafia e processos gráficos.

Sylvio de Podestá (MG)
Arquiteto e designer. Fundador das revistas Vão Livre, Pampulha e AP, de arquitetura, arte, design e meio ambiente.

Thierry Raspail (França)
Historiador da arte, diretor do Museu de Arte Contemporânea de Lyon desde 1984. Criador, em 1991, da Bienal de Arte Contemporânea de Lyon.

Vicent Lowy (França)
Diretor da Escola Nacional Superior Louis-Lumière de Cinema. Especialista em cinema de memória e documentários.

Walter Silveira (SP)
Videoartista, poeta visual e artista gráfico. Fundador da primeira escola de vídeo do Brasil e organizadora da Videoteca Brasileira.

“Felix et les loups” filme de P. Sisbane. Foto: Zelig Films.

Programação:

21 de novembro (terça):

14h30-17h30, no Anfiteatro Módulo 6 (ICC/Subsolo): Atelier de dramaturgia com Regiana Antonini.

18h30: Conferência de abertura – A arte no tempo das telas, com Thierry Raspail (diretor do Museu de Arte Contemporânea de Lyon)

20h15, no Sebinho (406 Norte): Sarau Cultural (exposições, lançamentos, projeções)

22 de novembro (quarta):

8h, no Anfiteatro 9 (ICC Sul): Inscrições para ouvintes

8h30-12h30: Fotografia, Pintura, Desenho e Quadrinhos

Comunicadores: Joel La Laina Sene (fotografia-USP), Josafá Neves (artista plástico), Adolfo Cifuentes (artista visual-UFMG), Marcello Quintanilha (quadrinista), Ana Mansur (artes visuais-UnB) e Nobu Chinen (pesquisador de quadrinhos-USJT)

12h30-14h30, no Auditório do Instituto de Letras ICC Sul/subsolo: Oficina de roteiro com Pablo Gonçalo (UnB)

14h30-18h30, no Anfiteatro 9 (ICC Sul): Artes Urbanas, Arquitetura e Performance

Comunicadores: Otávio Donasci (performer-PUC-RJ), Ricardo Luís Silva (artista gráfico/arquitetura Senac), Nunca (grafite-SP), Brígida Campbell (instalações urbanas-UFPE) e Sylvio de Podestá (arquiteto)

15h-17h30, no Auditório do Instituto de Letras ICC Sul/subsolo: exibição dos melhores curtas do Curta Brasília 2016

23 de novembro (quinta):

8h30-12h30, no Anfiteatro 9 (ICC Sul): Cinema e Literatura

Comunicadores: Philippe Sisbane (cineasta – França), Eduardo Brandão Pinto (cineasta/pesquisdor-UFRJ), Felipe Arrojo Poroger (cineasta-SP), Jacques Fux (escritor-MG), Christian Dunker (colunista Boitempo, psicanalista-USP)

12h30-14h30, no Auditório do Instituto de Letras ICC Sul/subsolo: workshop histórias em quadrinhos, com Ciro Inácio Marcondes (UniProjeção)

14h30-18h30, no Anfiteatro 9 (ICC Sul): Narrativas de mídias eletrônicas (TV, videoclipe, video game, videoarte, redes sociais, blogs e smartphones)

Comunicadores: Regiana Antonini (atriz), Leando Verassani (desenvolvedor de jogos-RS), Ariel Kyrou (Moderne Multimédias-França) por videoconferência, Walter Silveira (videoartista-SP), André Gonzales (designer/cantor/diretor de videoclipe-DF), Fabien Zocco (artista visual-França)

15h-17h30, no Auditório do Instituto de Letras ICC Sul/subsolo: Exposição fotográfica – Manoel de Barros – Assovios verbais e arranjos fotográficos. Concepção e dramaturgia: Roberto Medina

18h45-20h15, no Anfiteatro 9 (ICC Sul): As novas imagens frente às histórias da olhar: como relacionar a tecnologia atual à antiga?, com Vicent Lowy (diretor da École Nationale Supérieure Louis-Lumière-França)

Serviço: 2º Encontro entre Telaas
Data: De 21 a 23 de novembro
Local: Universidade de Brasília (UnB)
Contato: telaa.unb@gmail.com
Facebook
Informações e inscrições: telaa.com.br
Classificação indicativa: 18 anos.