Entrevista com Ivald Granato e Edson Botelho sobre a mostra “Os Onze Futebol e Arte – África do Sul 2010 X Brasil 2014”.

"Tarjeta' (2006) de Jô Soares - Divulgação

Renato Acha

A mostra “Os Onze Futebol e Arte – África do Sul 2010 X Brasil 2014” está no Espaço Cultural da Câmara dos Deputados até o dia 15 de julho e depois segue para várias cidades no país.

A abertura em Brasília aconteceu nesta terça (8 de junho) com a presença do artista e curador Ivald Granato e do Diretor do Grupo G-11, Edson Botelho. Trata-se de um coletivo de artistas que sempre se reuniu durantes várias Copas do Mundo com o objetivo de celebrar, torcer e fazer uma exposição coletiva com o futebol como mote principal. A ideia, que começou em clima de festa ganhou corpo em 2005 com o convite do então Ministro da Cultura, Gilberto Gil que levou o trabalho do grupo para a Embaixada Brasileira em Berlim. Foi um sucesso enorme que despertou interesse de todos os lados do mundo. 

"O que o goleiro vê" (2010) - Luiz Paulo Baravelli - Divulgação

Agora em 2010 a mostra que circula pelo Brasil também foi aberta esta semana em Joanesburgo, maior cidade da África do Sul. O grupo propôs dois times de artistas com 11 integrantes de cada lado, brasileiros e africanos. Mais uma prova de que temos muito em comum e nada melhor do que unir esporte e artes visuais neste momento de festa. 

Confira a entrevista com Ivald Granato e Edson Botelho: 

Ivald Granato - Foto: Renato Acha

Acha – Como foi a abertura da mostra na África do Sul? 

Ivald Granato – “Voltei de Joanesburgo ontem e só se fala na final entre o Brasil e Gana, ou seja, ou o Brasil ou um time africano ganha. Todos querem que a África cresça, é o lugar mais antigo do planeta e já sofreu muito. A abertura teve a presença de mais de 500 pessoas e mais 8 artistas do Brasil e 8 africanos de um total de 11 de cada lado. Os artistas de lá são maravilhosos e temos uma conexão forte.” 

Acha – Quais são suas impressões sobre o país? 

Ivald Granato – “A natureza é extraordinária, você tem um sol de Hollywood com uma luminosidade especial. Joanesburgo é uma cidade super calma, sem barulho e com muita natureza, tem a maior área verde plantada no mundo, cheia de campos de golfe e com poucos prédios, você percorre a cidade passando por jardins. Isto me deu vontade de acordar cedo e aproveitar o dia em um lugar muito limpo, inclusive nas favelas, que são umas graças, tudo pintadinho e bonito, mas ainda existe no ar um ranço do apartheid.” 

Edson Botelho - Foto: Renato Acha

Acha – Como surgiu o grupo G-11? 

Edson Botelho – “O grupo se reúne os anos 70 para celebrar a Copa. Eles se reuniam, bebiam, faziam festa e uma exposição a cada Copa, geralmente em uma galeria pequena.” 

Acha – Quando surgiu a participação em Copas do Mundo? 

Edson Botelho – “Em 2005 o Ministro Gilberto Gil nos convidou para participar na Copa Cultural na Embaixada do Brasil em Berlim. Foi a primeira vez na Europa e a repercussão foi absurda. Houveram mais de 200 mil comentários na internet e convites surgiram de vários países.  

Em 2007 houveram exposições em Santiago e São Paulo. Em 2008 em Bruxelas, Roma, Berlim, Belém, Belo Horizonte e Brasília. Daí em 2010 nos propusemos a fazer 11 brasileiros versus 11 africanos porque nos interessava o embate entre as culturas. 

Esta mostra foi aberta neste dia 3 de junho em Joanesburgo e agora em Brasília e segue para São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Florianópolis e Santiago até março de 2011.” 

Acha – Quais são os planos para 2014? 

Edson Botelho – “A próxima será apresentada nas 14 cidades, sedes dos jogos e cada uma receberá um mural permanente em porcelanato. Lógico que haverão novos integrantes no grupo. Rubens Gershman já faleceu mas deixou sua pintura pronta. Interessante observar que ele pintou a tela “100% Grafiti 100%  Negro”, e para a surpresa do grupo Grafiti integra a lista de jogadores desta Copa. Da outra vez ele fez o Ronaldinho, que também foi convocado.” 

"100% Grafite 100% Negro" (2008) - Rubens Gershman - Divulgação

Serviço: “Os Onze Futebol e Arte – África do Sul 2010 X Brasil 2014”  

Local: Espaço Cultural da Câmara dos Deputados. 

Visitação : 09 de junho a 15 de julho de 2010, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18 horas. 

Recomendado para todas as idades. 

Entrada Franca. 

Realização: G-11