Europa de Portas Abertas agita o sábado na Aliança Francesa, Cultura Inglesa e Goethe-Zentrum.

Divulgação.

O Europa de Portas Abertas 2017 acontece neste sábado (23 de setembro) na na Aliança Francesa, Cultura Inglesa e Goethe-Zentrum, com entrada franca. O passeio por diferentes culturas e línguas de países europeus tem ampla programação.Quem for ao evento vai poder se deliciar com as comidas típicas dos países participantes, na praça de gastronomia que será montada no estacionamento interno do Instituto Cervantes. Não faltarão food trucks e restaurantes vendendo seus quitutes e bebidas. Corina marcará presença com suas cervejas artesanais, já o Téro Cocina representará a Espanha com pratos como chuleta com papas bravas, vacio assado con salsa allioli e papas rústicas e bocadillo de milanesa.

A Alemanha terá um autêntico alemão como representante: o Chef Knut. No cardápio, o tradicional joelho de porco com chucrute e salsicha com salada de batata. E para acompanhar, cerveja da Ghesti Bier, que segue a Lei de Pureza Alemã, com direito à harmonização com pães rústicos e sem produtos químicos. Tiquê Gyros vai oferecer o churrasco grego gourmet, além do gyro (tradicional sanduiche grego). Mas quem quiser experimentar um delicioso hambúrguer artesanal, são mais de 15 opções. Por fim, o restaurante Le Jardin vai trazer as delícias típicas da França.

Tudo isso com DJ tocando hits europeus ao longo do dia. E para animar ainda mais, apresentação de flamenco, no fim da tarde, e performance musical de Geórgia W. Alô e banda encerrando o Europa de Portas Abertas.

Os pais podem ficar tranquilos, porque atividades para entreter os pequenos não faltarão. Em todos os centros culturais haverá atividades para as crianças. No Goethe-Zentrum Brasília, a professora Patricia Rasche vai ensinar como se faz um lindo móbile de folhas secas e flores de papel, durante a “Oficina Outono e Primavera na Alemanha”, oportunidade para que pais e filhos tenham um momento juntos.

Também será exibido um curta-metragem de animação alemã e, com um smartphone em mãos, será possível competir no rallye de QR-code. A escola oferecerá ainda pintura de rosto e a “Oficina Pintura Livre – Traga Seus Filhos Para Fazer Arte”.

Na biblioteca estarão disponíveis jogos de tabuleiro que os alemães mais gostam, como o UNO ou Monopoly, para que adultos e crianças possam conhecer e jogar. E que tal aprender Pétanque? A Aliança Francesa estará com o terreno aberto para os iniciantes e para os já experientes no esporte equivalente a bocha, no Brasil. Contação de histórias e oficinas para crianças são as apostas do Instituto Cervantes. Por fim, a Cultura Inglesa promoverá o Story Telling: também contação de histórias com brincadeiras e brindes.

Há milhares de razões para passar uma temporada em algum país estrangeiro estudando a língua do destino escolhido. E é natural que dúvidas surjam quando se pensa em investir nessa experiência. Pensando nisso, o DAAD – Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico vai esclarecer todas as dúvidas do público que deseja estudar na Alemanha.

Se a ideia é uma imersão no inglês, a Cultura Inglesa apresentará o Cult trip viagens com informações sobre programas de estudos fora do país voltados para adultos e adolescentes no ano de 2018. Já na Aliança Francesa ocorrerá uma mesa-redonda sobre os cursos oferecidos pela Campus France, agência oficial de promoção do ensino superior francês, com relatos de pessoas que já vivenciaram a experiência de estudar na França. Fora isso, terá os ateliês (orientações rápidas) divididos por temas como acento, sotaque canadense etc.

Os visitantes poderão também participar de aulas experimentais nas quatro instituições e realizar testes de nível gratuitamente em algumas delas. Na Cultura Inglesa, interessados terão uma visão geral sobre o exame internacional IELTS (International English Language Testing System) – o mais popular do mundo.

É bom estar sempre preparado para dançar valsa numa festa de casamento ou em um aniversário de 15 anos. Por isso o Goethe-Zentrum Brasília vai oferecer uma oficina ministrada por Julia Repa, austríaca, professora de alemão e “valseira”. Para quem é mais ousado, o Instituto Cervantes investe no workshop de dança flamenca. Se a ideia é um programa mais tranquilo, a Aliança Francesa vai exibir uma seleção se curtas-metragens em seu auditório.

Vale lembrar que o público poderá visitar as instalações das escolas durante o EPA, conhecer seus acervos, a biblioteca e até as exposições que estiverem em cartaz nesses espaços. Outro destaque são os estandes de divulgação da Áustria e da Delegação da União Europeia durante todo o evento. Este último trará informações sobre a UE e o programa de mobilidade Erasmus criado e financiado pelo bloco econômico, com o objetivo de promover a excelência da educação superior e pesquisa dos países europeus, ao mesmo tempo em que reforça os laços acadêmicos com países de todo o mundo. Já a Áustria distribuirá material com informações turísticas e culturais do país.

Quem tiver interesse em participar das atividades dos quatro centros integrantes do Europa de Portas Abertas, basta retirar o “Passaporte Europeu” e concorrer a sorteios de cursos de idioma e uma caixa de som bluetooth. Para tentar a sorte, o interessado deverá participar de pelo menos uma ação proposta por cada centro. Ao final delas, ele terá quatro carimbos que tornarão seu passaporte válido para o sorteio.

Além disso, o passaporte deste ano trará cupons de desconto em cursos oferecidos pelas escolas integrantes do EPA. A Aliança Francesa, Cultura Inglesa e o Goethe-Zentrum Brasília vão oferecer 10% de abatimento sobre a taxa de um curso intensivo ou regular no 1º semestre de 2018. Já o Cervantes, desconto de 10% sobre o valor de um curso intensivo no 1º semestre do ano que vem. A promoção é válida para matrículas realizadas até 15 de dezembro de 2017.

Serviço: Europa de Portas Abertas
Data: 23 de setembro (sábado) das 12 a 18 horas
Local: Estacionamento interno do Instituto Cervantes de Brasília
Entrada franca.