Sucesso de público em 2010, com grandes nomes como Cássia Kiss, Zuenir Ventura, Cissa Guimarães, Marina Colasanti e Luiz Fernando Veríssimo, o projeto Escritores Brasileiros se despede de 2010 em grande estilo, trazendo ao público Nelson Motta e Arlete Salles.
O programa é dividido em duas etapas: Na primeira, uma conversa com Marcelo Andrade, coordenador do projeto, onde Nelson Motta apresentará ao público detalhes e curiosidades de sua rica biografia como compositor, escritor, roteirista, produtor musical e letrista. Em seguida, a consagrada atriz Arlete Salles sobe ao palco para ler textos de autoria do escritor. Após a intervenção artística, o público tem a oportunidade de fazer perguntas.
Nelson Motta traz em sua trajetória mais de 300 músicas escritas, dentre elas, grandes clássicos da MPB: “Como Uma Onda”, “Perigosa”, “Dancing Days”, “Coisas do Brasil” e a famosa canção de fim de ano da TV Globo – “Um novo tempo”. Faztrabalhos constantes na TV, além de já ter sido colunista da Folha de S. Paulo, diretor-artístico da gravadora Warner Music, produtor da Polygram e produzir discos e dirigir shows de famosos como Elis Regina, Marisa Monte, Sandra de Sá, Elba Ramalho, Djavan e Daniela Mercury. Também já concebeu, dirigiu e apresentou espetáculos e projetos especiais para diversas empresas e grandes centros culturais, como o Lincoln Center, em Nova York. Fez palestras nas Universidades de Harvard, Oxford, Roma e Madri, e em quase todas as capitais brasileiras.
Os romances escritos por Nelson Motta: “O Canto da Sereia”, “Bandidos e Mocinhos” e “Ao Som do Mar e à Luz do Céu Profundo”, todos pela Editora Objetiva, estiveram nas listas dos mais vendidos, além da biografia “Vale Tudo – O som e a fúria de Tim Maia”, (Objetiva/2007), que vendeu mais de 130 mil cópias. Destaque também para o best-seller “Noites Tropicais” (Ed. De Bolso), que vendeu mais de 90 mil exemplares.
http://sintoniafina.uol.com.br/index.php
No sábado subsequente ao encontro, dia 13 de novembro, acontecem duas oficinas gratuitas em parceria com a Cátedra Unesco PUC Rio de Leitura, referência latino-americana na área de educação. As oficinas têm três horas de duração cada. No período da manhã, das 9h30 às 12h30, Luis Antônio Coelho apresenta e discute temas relacionados àCinema e Literatura. Já à tarde, das 14h às 17h, será a vez de Érico B. Lima apresentar temas relacionados à Literatura e Música.
Serviço: Escritores Brasileiros
Dia: 10 de novembro de 2010 (quarta)
Horário: 19h30
Local: Teatro I do CCBB Brasília (SCES Trecho 2, conjunto 22)
Duração: 105 min.
Palestra do escritor: duração de 45 minutos.
Interpretação do ator ou personalidade: duração de 30 minutos.
Bate-papo com a platéia: duração de 30 minutos.
Informações: 61 3310-7087
Classificação indicativa: 12 anos
Entrada gratuita para todas as atividades do projeto, mediante retirada de senha, distribuída uma hora antes do início de cada evento.