Concurso de escultura da Câmara Legislativa do DF.

Maquete CLDF. Divulgação.
Maquete CLDF. Divulgação.
A Câmara Legislativa do Distrito Federal realiza concurso público de âmbito nacional para selecionar um projeto de criação e confecção de escultura com o tema “Democracia Representativa e Participativa”. A obra, de altura mínima de 2,80 m, será instalada na entrada do edifício sede do Legislativo local. As inscrições estão abertas até o dia 15 de julho, e mais informações podem ser obtidas por meio do e-mail conselhocuradordecultura@cl.df.gov.br.

O concurso é aberto a cidadãos brasileiros e estrangeiros, domiciliados no País. O projeto vencedor será escolhido por uma comissão julgadora composta por cinco especialistas no tema, incluindo representante do Instituto Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O vencedor receberá R$ 80 mil para a realização da obra.

Realizado pelo Conselho Curador de Cultura da CLDF, o concurso foi criado com o objetivo de inserir a Câmara Legislativa no roteiro cultural do Distrito Federal, além de fomentar a arte e o conhecimento.

Escultura – A necessidade do concurso público tem origem na aprovação, pela própria CLDF, da lei distrital nº 2.365, de 4 de maio de 1999. A norma prevê, em seu Art. 1º, que “todo edifício ou praça, com área igual ou superior a mil metros quadrados (…) deverá conter, em lugar de destaque ou fazendo parte integrante do mesmo, obra de arte, escultura, pintura, mural ou relevo escultórico de autor preferencialmente residente no Distrito Federal”.

No caso da CLDF, foi escolhida uma escultura para adornar o edifício e dar continuidade à tradição brasiliense de aliar representações artísticas das mais diversas formas aos projetos arquitetônicos da cidade. O edital do concurso está disponível em www.cl.df.gov.br/concursos.