Projeto Estrondo! divulga o nome das artistas selecionadas que terão seus fotolivros publicados.

Mulheres cis e transgênero em igualdade.


Amanda Carneiro, Bete Coutinho, Gisele Lima, Isabela Iah e Júlia Godoy são as artistas escolhidas pela comissão de seleção do projeto Estrondo! para publicação de fotolivros. Voltado para as artistas mulheres do DF e entorno, a convocatória da primeira edição do projeto foi gratuita e considerou em igualdade as mulheres cis e transgênero. Os trabalhos foram selecionados por um júri formado pela curadora Cinara Barbosa, de Brasília, e pela artista visual Elza Lima, do Pará.

 

O objetivo do projeto “Estrondo!” é ampliar a inserção desse grupo em publicações no mercado de fotolivros e livros de artista, fomentar o debate em relação ao tema arte e gênero e, principalmente, valorizar e dar visibilidade ao trabalho das artistas selecionadas. Desde a abertura do edital, em 14 de agosto, foram recebidos cerca de 100 trabalhos, que foram analisados criteriosamente pelas juradas, ao longo de um mês. Os trabalhos inscritos poderiam mesclar textos, imagens e qualquer recurso de Arte Contemporânea, desde que uma das linguagens utilizadas no trabalho fosse a fotografia.

As artistas selecionadas receberão um prêmio de R$ 1.000,00 (um mil reais) e terão seus projetos impressos e publicados com tiragem de 100 exemplares cada, assinados e numerados. Os exemplares serão vendidos e o valor será revertido integralmente para os artistas. O projeto é patrocinado pelo Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal – FAC/DF.

As obras selecionadas serão editadas e passarão por um acompanhamento crítico das juradas. O lançamento está previsto para acontecer em março de 2019.

Artistas selecionadas:

Amanda Carneiro é graduada Tecnóloga em Fotografia pelo Instituto de Ensino Superior de Brasília (IESB), fotógrafa e aspirante a designer gráfico. Busca através da fotografia uma expressão da realidade subjetiva. Participou de exposições de fotografia como a Fotosíntases IX – IESB SUL – Brasília – DF – Projeto: Fragmentos de Um Todo (2016) e da Exposição Domus Memorial – Defensoria Pública da União Brasília – DF – Projeto: Mnemosine (2017).

Bete Coutinho é formada na área de educação, mas encontrou nas experimentações com fotografia e outras linguagens um meio de concretizar seu universo imaginário. Seu envolvimento com a fotografia acontece desde 2008. Desde então, desenvolve projetos autorais, cuja poética, lúdica e experimental, tem como fio condutor a memória. Participou de diversas exposições entre elas: Facets of Brazil no Signal Arts Centre em Bray, Irlanda; Panorama f/508 de Fotografia, no Noviembre Fotográfico em Havana, Cuba; OndeAndaAOnda, realizada pelo Museu Nacional da República, em Brasília; e ATela/L’Écran, promovida pelo Museu Nacional e Le Fresnoy – Studio National des Arts Contemporains de Paris. Seu trabalho está presente na publicação “Ousadia em Imagens”, que integra a Coleção Arte em Brasília.

Gisele Lima é formada em Teoria, Crítica e História da Arte pela Universidade de Brasília. Entre 2014 e 2015, participa de projetos nas áreas de curadoria e produção cultural. Em 2015, ingressa no grupo de pesquisa Escritos e Ditos de artistas, coordenado pela professora Iracema Barbosa, no qual dá início a sua pesquisa em poéticas contemporâneas. De agosto de 2016 a dezembro de 2017, torna-se bolsista da Galeria Espaço Piloto – UnB, e torna-se assistente de produção da empresa Mira Produção e Arte. Hoje, atua como curadora independente, produtora cultural e artista.

Isabela Iah é consultora do Iphan em serviços técnicos especializados para avaliação da concepção e implantação da estrutura físico-logística dos instrumentos de difusão e promoção relacionados às atividades formativas do Centro Lúcio Costa. Tradutora, especializada em gestão cultural pela Universidade de Girona e mestre em gestão cultural, gestão de recursos culturais e análise de políticas,

Júlia Godoy é graduada em Fotografia, pelo graduada Tecnóloga em Fotografia pelo Instituto de Ensino Superior de Brasília (IESB) e bacharel em Letras – Habilitação: Russo pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Artes Visuais pela Universidade de Brasília (UnB), e especializada em Revisão de Texto pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Minas). Particpou de exposições coletivas IESB – junho/2015 – prêmio de primeiro lugar, IESB – novembro/2015, NAVE/DeCurators – dezembro/2015, IESB – junho/2016 – prêmio de primeiro lugar e DeCurators – Carta-Obra.