Projeto convoca mulheres cisgênero e transgênero nas Artes Visuais.

Até 21 de setembro.


De 14 de agosto a 21 de setembro, estão abertas as inscrições para o edital Estrondo! que selecionará cinco projetos inéditos de artistas autodeclaradas mulheres ou que se identifiquem com o gênero feminino, incluindo as cisgênero e transgênero, para a publicação de trabalhos no formato fotolivro ou livro de artista. O objetivo do projeto é ampliar a inserção desse grupo em publicações no mercado de fotolivros e livros de artista, fomentar o debate em relação ao tema arte e gênero e, principalmente, valorizar e dar visibilidade ao trabalho das artistas selecionadas. A seleção dos projetos será realizada pela curadora Cinara Barbosa, de Brasília, e pela artista visual Elza Lima, do Pará. Estrondo é patrocinado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultural do Distrito Federal.
Está apta a concorrer ao edital toda e qualquer artista individual e coletivos de artistas de pessoas autodeclaradas mulheres ou que se identifiquem com o gênero feminino, incluindo as cisgênero e transgênero. As artistas inscritas devem residir no Distrito Federal ou a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE) há pelo menos um ano. As pessoas interessadas em se inscrever para o edital têm até a 00h do dia 21 de setembro para enviar seus projetos. As inscrições serão realizadas pelo e-mail contato@estrondo.com.br, contendo no assunto “Inscrição – Nome da Artista ou Coletivo” incluindo toda a documentação:a) Imagem da carteira de identidade da artista ou representante do coletivo;

b) Imagem do CPF da artista ou representante do coletivo;

c) Formulário de inscrição preenchido (disponível em goo.gl/qkeAmt);

d) Currículo resumido da artista ou do coletivo (máximo de 3.000 caracteres);

e) Todas as imagens do trabalho a ser publicado no tamanho descrito no item 3 deste Edital;

f) Texto explicativo sobre o trabalho (máximo de 2.000 caracteres);

g) Caso deseje, poderá anexar portfólio que apresente a produção da artista ou coletivo como um todo para o corpo curatorial.

Cada artista ou coletivo poderá inscrever no edital até dois projetos. Caso a artista já participe da convocatória em um coletivo, mesmo que não seja representante, já terá contabilizado sua primeira inscrição. Os projetos apresentados para a seleção devem conter um mínimo de 12 e um máximo de 36 imagens cada, podendo mesclar textos, imagens e qualquer recurso de Arte Contemporânea, desde que uma das linguagens utilizadas no trabalho seja a fotografia.

Os artistas e/ou coletivos selecionados receberão um prêmio de R$1.000,00 (um mil reais) e terão seus projetos impressos e publicados com tiragem de 100 exemplares cada, assinados e numerados. Como contrapartida, 10% das publicações serão doadas ao Fundo de Apoio à Cultura- FAC/Secretaria de Cultura do Distrito Federal e mais 10% para fins de divulgação (museus, bibliotecas de fotolivro e livro de artista e instituições públicas culturais). Os exemplares serão vendidos e o valor será revertido integralmente para os artistas.

Para mais informações, acesse o edital no link.

Estrondo!
Inscrições para a seleção de artistas para publicação de fotolivro e livro de artista
Até 21 de setembro
Quem pode participar: artistas mulheres autodeclaradas ou que se identifiquem com o gênero feminino, incluindo as cisgênero e transgênero, que trabalhem com fotografia que residam há pelo menos um ano no Distrito Federal e na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno
Formulário de inscrição
Edital online