Exposição de arte e literatura seleciona mediador educacional e cultural para programa educativo.

Até 3 de junho.


A Biblioteca Nacional de Brasília vai acolher um projeto que é quase uma síntese da função da própria BNB: comunicar a experiência humana através da leitura.

A exposição Eu Leitor chega ao espaço de 27 de julho a 23 de setembro. Trata-se de um convite a mergulhar no universo da literatura, através de ambientes que proporcionam desde a imersão silenciosa aos jogos lúdicos, com atividades interativas, apresentações artísticas e muito mais.

Eu Leitor é uma exposição inovadora sobre a experiência da leitura, que atravessa os universos da literatura e o prazer de ler. Um percurso experiencial, interativo e tecnológico de aproximadamente 500 autores, que explora a essência e a diversidade da arte literária de forma transformadora. A exposição tem projeto expositivo assinado pelos premiados encenadores teatrais Adriano e Fernando Guimarães. Paralelamente à mostra ocorrerão atividades complementares, como programa educativo, ciclo de conferências e performances artísticas com leituras dramáticas e outras intervenções.

A exposição de arte e literatura seleciona mediadores educacionais e culturais para Programa Educativo. A meta do programa educativo da Exposição Eu Leitor é estimular o aprendizado e a observação. Nesse sentido, o trabalho realizado pelos mediadores culturais têm uma importância central no processo de aprendizagem.

Além de conduzir visitas guiadas que auxiliam a qualificar e ampliar a leitura das obras expostas, o mediador ou a mediadora será responsável por receber alunos de escolas da rede pública e privada do Distrito Federal.

Para isto são listadas características fundamentais:

1. Ter conhecimento sobre o universo da literatura;
2. Disponibilidade e flexibilidade de horários para receber escolas na Biblioteca Nacional da República;
3. Receber e conduzir alunos com atenção e respeito durante a visita orientada;
4. Perguntar, compreender e dialogar com o interlocutor, buscando enriquecer ao máximo o seu ponto de vista sobre a exposição;
5. Ter análise crítica a cada encontro para melhor promover a experiência e o conhecimento.

As inscrições estão abertas até 3 de junho.
Interessados devem enviar currículo e disponibilidade de horários para: educativo@euleitor.com.br