Eu te desafio a me amar.

Diana Blok
Diana Blok. Divulgação.

O projeto Eu te desafio a me amar integra a agenda do Mês Internacional contra a Homofobia e ocupa o Museu Nacional de 14 a 31 de maio. A ação visa estimular o debate sobre os direitos da população LGBT no Brasil por meio de fotografias, vídeos e discussões sobre a temática. A iniciativa é de responsabilidade do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), ONG que atua há mais de 30 anos na área dos direitos humanos.

A abertura ocorre no dia 14 de maio (quarta), com a abertura da exposição fotográfica de Diana Blok, artista visual uruguaia/holandesa que coloca em foco a identidade sexual, a diversidade das relações afetivas e as questões de alteridade. O público vai conferir fotografias de personalidades, famílias e militantes LGBT, entre eles moradores da capital federal.

As imagens trazem personalidades engajadas pelos direitos LBGT, como Ney Matogrosso, Ellen Oléria, Rafucko, Tatiana Lionço, João Nery (primeiro homem transexual a ser operado no Brasil), Marcelo Caetano (primeiro aluno da UnB a ter o direito de usar o nome social), Gustavo Bernardes (Coordenador LGBT da Secretaria Nacional de Direitos Humanos) e Jean Wyllys (Jornalista e deputado federal que defende os direitos da população LGBT).

A noite ainda conta com performances de Rafucko (Ativista, humorista e videomaker) e Tatiana Lionço (Doutora em Psicologia, ativista feminista e membro fundadora da Cia. Revolucionária Triângulo Rosa). As video-projeções ficam por conta de Mari Mira.

No dia 29 de maio (quinta), haverá o debate Cinema e Política com jovens e adolescentes sobre direitos humanos e política, também no Museu Nacional das 14 ás 18 horas. No dia 31 de maio (sábado), às 16 horas, será aberta outra mostra do Eu te Desafio a me amar no Coletivo da Cidade, na Cidade Estrutural. Essa exposição ficará aberta no Sarau das Coletivas até dia 15 de junho.

Programação:

14/5: Abertura da exposição de fotografias “Eu te desafio a me amar”, de Diana Blok. 20h. *Com performance de Rafucko e Tatiana Lionço (vídeo projeções: Mari Mira)

15/5 a 30/5: Exposição aberta ao público. Terça a domingo, das 9:00 às 18:30.

29/05: Cinema e política: debate com adolescentes e jovens sobre direitos humanos LGBT no Brasil. 14:00 às 18:00

Local: Coletivo da Cidade – Cidade Estrutural (Qd. 03, conjunto 11. Área especial 02, Setor Norte – Cidade Estrutural)

31/5: Abertura da exposição de fotografias “Eu te desafio a me amar”, de Diana Blok no Sarau das coletivas – 16 horas

01/6 a 15/6: Exposição aberta ao público

diana block 2

Serviço: Eu te desafio a me amar
Local: Museu Nacional (Setor Cultural Sul, lote 2, próximo à Rodoviária do Plano Piloto – Zona 0)
Entrada franca.