“Europa de Portas Abertas” movimenta a Aliança Francesa, Cultura Inglesa, Goethe-Zentrum Brasília e o Instituto Cervantes.

Foto: Aliança Francesa. Divulgação.
Foto: Aliança Francesa. Divulgação.

O sucesso do evento Europa de Portas Abertas em 2014 vai proporcionar um novo passeio pelas diferentes culturas e línguas de vários países europeus. O encontro acontece no dia 18 de novembro (quarta), das 14 às 20 horas, na Aliança Francesa, Cultura Inglesa, Goethe-Zentrum Brasília e Instituto Cervantes.

A programação cultural que inclui atividades para todos os gostos e faixas etárias. Entre as novidades deste ano está a participação de outras embaixadas da UE. O Instituto Cultural Romeno, por exemplo, juntamente com a Embaixada da Romênia, estará presente na Cultura Inglesa da Asa Sul. Haverá um estande onde será possível conhecer mais sobre o país por meio de aulas demonstrativas ministradas por professor enviado especialmente para a ocasião. A Embaixada da Áustria marcará presença no Goethe-Zentrum Brasília. Já o Camões- Instituto da Cooperação e da Língua, I.P/Brasil, representando Portugal, e a Embaixada da Polônia promoverão atividades no Instituto Cervantes. A Delegação da União Europeia, por sua vez, distribuirá publicações e fará sorteio de brindes na Aliança Francesa.

Durante a tarde e parte da noite, o público viverá uma verdadeira maratona cultural e linguística europeia, com direito a aulas de 20 a 30 minutos em todos idiomas das instituições participantes, degustações gastronômicas com ênfase na culinária do país em questão, bookcrossing, exposições, leitura de contos para crianças, exibição de filmes, oficinas de valsa e flamenco, distribuição de brindes e muito mais. A maioria das atividades é gratuita, exceto para o que for consumido nos food trucks, mercadinho e restaurantes participantes.

Prêmios – O “Europa de Portas Abertas” vai sortear ainda bolsas integrais e parciais para os cursos de alemão, espanhol, francês e inglês, além de um laptop e um tablet, e quatro vinhos oferecidos pela Embaixada de Portugal. Para concorrer, os interessados precisam visitar os quatro institutos-sede do evento (Aliança Francesa, Cultura Inglesa, Goethe-Zentrum Brasília e Instituto Cervantes) e recolher, em cada um, pelo menos um carimbo de participação em atividades.

Apfelstrudel. Foto: Alexandre Bastos.
Apfelstrudel. Foto: Alexandre Bastos.

Para encerrar o projeto, o coral Cantus Firmus, recentemente premiado no Grand Prix of Nations com medalha de ouro na categoria Coro Misto e medalha de prata na categoria Folclore, faz apresentação às 20h30, no auditório do Instituto Cervantes. O concurso em Magdeburgo (Alemanha) contou com a participação de cerca de 100 coros, totalizando aproximadamente 4500 cantores, sendo o Cantus Firmus um dos poucos representantes brasileiros. A entrada é franca.

De dar água na boca! – Ao incluir na programação a oferta de alimentos típicos de cada país participante, o “Europa de Portas Abertas” pretende que visitantes sejam turistas sem sair de Brasília, já que a gastronomia representa a cultura de uma nação.

Quem for à Cultura Inglesa, por exemplo, poderá degustar o típico chá inglês da marca Twinnings na companhia de biscoitos de aveia e do também típico sanduíche de pepino, ao mesmo tempo em que conhecerá as curiosidades sobre esse hábito tradicional da Inglaterra. Ainda no mesmo local, haverá oficina de culinária romena.

Já a Aliança Francesa oferecerá mercadinho gastronômico, das 14h às 19h, com a presença de Cabra Kapra (queijos artesanais), La Boulangerie (pães finos), Lionel Ortega (quiches), Marquezin (geleias artesanais de frutos do Cerrado), Ronan Kerrest (vinhos e champanhes do produtor francês), Cédric (patês) e Oliver Brown Coffee Shop (delícias como pão de mel, brigadeiro, macarons e, claro, café). A ideia é que o público compre o que quiser e faça seu piquenique nos belos jardins de Burle Marx da escola de língua.

No Goethe-Zentrum Brasília, durante todo o evento as famosas salsichas alemãs, assim como as cervejas e outras iguarias da gastronomia germânica estarão representadas pela Naked Barbecue, Cervejaria Ghesti e pelo Restaurante Servus, respectivamente.

A partir das 18h, o Instituto Cervantes abrirá as portas para a feira de artesanato, brechó e gastronomia. Além da venda de joias em madeira do Ateliê do Jó e de peças de segunda mão do Brechó Cultura do Bem, a adega B-Cubo, o Bar do Calaf e os food trucks Corina e Tero Café marcam presença com o melhor da gastronomia espanhola. Portugal também estará representado pelos seus famosos doces feitos pela Delícias Lusas, 100% de forma artesanal e seguindo criteriosamente as receitas desenvolvidas nos conventos e mosteiros do país.

Para os pequenos – Na programação infantil, a Cultura Inglesa oferecerá às 14h30, 15h30 e 16h30 contação de histórias para crianças de 4 a 12 anos, com Adriana Baruffi. No programa, contos modernos e da Inglaterra: The princess and the frog (A princesa e o sapo) e The three little pigs (Os três porquinhos). Também haverá exibição da animação “Wallace and Gromit”, às 14h30 e 16h (com 1h15 de duração).

Das 17h às 18h, a Aliança Francesa fará a leitura do conto “Le lièvre et la tortue” (A lebre e a tartaruga) para crianças de 4 a 12 anos, com Cédric Doyen. Os jardins da escola serão ainda palco do “Bookcrossing: a aventura do livro livre!”. Robson de Paula irá comandar oficina que explica a dinâmica de deixar livros em local público para ser encontrado e lido por outro leitor, que por sua vez deverá fazer o mesmo.

Filme "O Gato de Botas". Foto: Goethe Institut.
Filme “O Gato de Botas”. Foto: Goethe Institut.

Do início ao fim do “Europa de Portas Abertas” não faltarão opções para entreter a criançada no Goethe-Zentrum Brasília. Em todas as salas do instituto haverá QR-Code-Rallye espalhados. O participante deverá usar um aplicativo para ler cada código e, ao descobrir a palavra-chave, concorrerá a uma bolsa de 50% de desconto nos cursos de alemão de 64h aula. Das 15h às 16h30, será exibido o filme “Der Gestiefelte Kater” (O Gato de Botas), dos Irmãos Grimm, no auditório da escola. A partir das 16h30 haverá oficina de bookcrossing, na biblioteca do espaço.

Entre 17h e 17h45, os pequenos poderão conhecer mais sobre os contos infantis germânicos, que serão contados em alemão e português. Crianças e adultos terão ainda a oportunidade de aprender a arte das lindas estrelas de Natal, na oficina de bricolagem, que ocorrerá em dois horários: das 14h às 14h45 e das 15h às 15h45. Por fim, às 14h, 15h e 18h, atividades lúdicas para todas as idades com o “Próxima Estação: Deutschland – Descubra a Alemanha brincando”. Aqui, em cada estação o público poderá montar quebra-cabeças, se entreter com o jogo da memória, ouvir música alemã, brincar com os nomes das cores em alemão, aprender um pouco sobre as regiões do país, etc. Quem participar ganhará um caderno com as atividades realizadas e uma extra para fazer em casa.

No Instituto Cervantes, Juliana Zancanaro – atriz com ampla experiência em teatro infantil e autora do livro “Sabina e as minhocas”- estará à frente da contação de histórias para público de 5 a 10 anos, das 14h30 às 15h30. Em seguida, a espanhola Yana Marull comanda oficina ecológica das 15h30 às 16h, para crianças da mesma faixa etária. Será uma oportunidade para introduzir e praticar a língua espanhola com temas ligados à fauna e flora do Brasil e da América do Sul. A instrutora contará uma animada história que introduzirá os pequenos no mundo do Pantanal por meio da descoberta das cores e da pintura.

Foto: Aliança Francesa.
Foto: Aliança Francesa.

Cinema e literatura – Tudo começa pelo sonho. E para alimentá-lo ainda mais, alguns países irão apresentar documentários sobre o turismo em diversas regiões do Velho Continente. A começar pela Aliança Francesa, com exibição de filme sobre o país de Napoleão Bonaparte, marcada para às 14h, no auditório da escola. Em seguida, às 14h30, é a vez da Romênia se apresentar ao público brasiliense, no auditório da Cultura Inglesa. A partir das 18h30, no auditório do Instituto Cervantes, diversos filmes portugueses irão revelar as paisagens, os monumentos, uma grande variedade de recursos turísticos de que Portugal dispõe, onde as experiências são muitas e surpreendentes.

Ainda no Instituto Cervantes, porém no campo da literatura, às 17h30 haverá leitura de poemas de destacados escritores portugueses pelo brasiliense Adeilton Lima, ator e professor de literatura, teatro e cinema, com mestrado em Teoria Literária pela Universidade de Brasília (UnB). Ele, que atua há 27 anos na cidade – onde é conhecido pelo trabalho direcionado para a poesia e pelos solos de investigação teatral – irá reverenciar os poetas portugueses Fernando Pessoa, Sofia de Mello Breyner, Florbela Espanca, Camões, Agostinho da Silva e David Mourão Ferreira.

Alimento para a alma – De origem alemã e austríaca, a valsa chegou ao Brasil por meio da corte portuguesa. Hoje, dançá-la é uma tradição insubstituível em bailes de debutantes, formaturas e casamentos. Então, que tal aprendê-la? No Goethe-Zentrum Brasília haverá oficina de valsa ministrada pela austríaca Julia Repa, artista plástica e professora de alemão. As aulas ocorrerão em dois horários, com duração de 40 minutos: às 17h20 e 18h20.

Se a ideia é aprender uma dança com movimentos mais marcados, o flamenco é uma boa pedida. O Instituto Raphael Cortés pretende levar ao público uma pequena mostra dessa grande arte espanhola, manifestação do espírito e caráter de um povo, filosofia e presença ante a vida e a morte, que alcançou o reconhecimento no mundo inteiro. Para a oficina e apresentação, buscou-se intercalar diversos estilos musicais, no sentido de exibir uma breve panorâmica da diversidade de sentimentos que permeiam o flamenco, desde o jondo ao festero, na seguinte sequência: Seguiriya (com castanholas), Sevillanas (com castanholas), Caracoles, Martinete, Zafiro y Luna (musical), Soleá e Bulerías. A atividade será dividida em dois momentos: das 19h às 19h30 (apresentação) e das 19h30 às 20h (oficina).
Estude no exterior – Quer viajar para fora para estudar e não sabe como fazer? Caroline Macdonald, representante da Embaixada Britânica no Brasil, explicará às 16h, na biblioteca da Cultura Inglesa, como fazer mestrado no Reino Unido por meio de bolsas Chevening Institute. Já Danielle Guarany apresentará, às 17h30, no mesmo local, os programas Cult Trip de imersão em inglês.

Para quem deseja estudar francês, a Aliança Francesa de Brasília contará com estande de informações de intercâmbios, das 14h às 19h, em frente à mediateca. Além disso, receberá no seu auditório, às 19h, representantes da Embaixada da França e da Campus France para falar sobre as possibilidades. Por fim, os interessados na língua alemã poderão se informar com a Dra. Monica Heitz, do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico), que coordena programas de intercâmbio para estudantes e pesquisadores brasileiros, divulga as instituições de ensino superior alemãs, promove feiras de estudantes e congressos científicos, além de realizar palestras e seminários sobre o tema “Estudar na Alemanha”. O encontro ocorrerá das 17h às 18h, no auditório do Goethe-Zentrum Brasília.

Exposição no Goethe-Zentrum. Foto: Alexandre Bastos.
Exposição no Goethe-Zentrum. Foto: Alexandre Bastos.

Serviço: Europa de Portas Abertas
Data 18 de novembro (quarta) das 14 às 20 horas
Locais: Cultura Inglesa (unidade Asa Sul), Aliança Francesa de Brasília (unidade Asa Sul), Goethe-Zentrum Brasília e Instituto Cervantes
Entrada franca
Classificação indicativa: Livre.