Expo Brasília Design convida a experimentar a evolução criativa do design na Cidade Modernista.

Expo Brasília Design
Boomerang Chair – Marcelo Bilac

No Foyer da Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional, de 31 de agosto a 2 de setembro, o brasiliense terá a oportunidade de conhecer peças icônicas do design, produzidas a partir da criação de Brasília, símbolo internacional do modernismo. Desde as primeiras peças, como as de mobiliário, elaboradas em harmonia com a arquitetura dos palácios, monumentos, hotéis e edifícios funcionais da cidade, a Expo Brasília Design traz, também, a pluralidade das produções contemporâneas. A montagem da exposição, em si, convida o visitante a um passeio através da história do design genuinamente brasiliense, a exemplo da reprodução fiel de um quarto do Brasília Palace Hotel, quando de sua inauguração.

Na força da diversidade criativa de Brasília, os curadores e idealizadores da exposição, Frederico Hudson, Tatiana Petra, Patrícia Herzog e Cristina Malheiros Henriques, encontraram motivação para lançar este evento, que apresenta peças e obras de design assim como um recorte da rede de profissionais da cidade. “Colocamos à vista do visitante os talentos da cidade, não só os contemporâneos, de produção incansável, mas também os tantos outros que contribuíram para o nascimento da nossa identidade como Cidade Criativa do Design”, diz o texto curatorial assinado pelos quatro.

“Esparramada, simétrica, linear e de amplos vãos livres, Brasília é um espaço fértil para a experimentação, o que anuncia novas formas de se relacionar com o urbano, a arte, a moda, o mobiliário e a joalheria”, comentam os curadores. Neste sentido, a Expo Brasília Design tem como proposta convergir profissionais e seguimentos numa representatividade de união. Estão presentes na mostra cerca de 80 obras assinadas por 40 profissionais. E, na oportunidade deste encontro, será lançado o selo //bsb.dsgn, na intenção de consolidar a produção local nos cenários competitivos nacional e internacional.

A partir de um cenário tão intenso e diversificado do design genuinamente brasiliense, “foi fácil chegar a uma geração comprometida de novos talentos e que, com certeza, vieram para ficar e dar continuidade ao legado de seus antecessores”, comentam os curadores. Entre os artistas que emprestaram seus talentos e obras à exposição estão Aciole Félix, Danilo Vale, Eduardo Borém, Dimitri Locikis, Marco Mendes, Kátia Moraes, Thiago Lucas, Nina Coimbra, Rafaela Gravia, Renata Brasil, Bruno Damasceno, Marcelo Coelho, Toninho Euzebio, Gustavo Gall, Joana VP, Nazareth Pinheiro, Thelma Aviani, Carol Nemoto, Ferrugem, Bia Saffi, Flavia Amadeu, Thais Fread, Rever, Rick Hudson, Patrícia Bagniewisk, Liz Sandoval, Rosicleide, Cleiton e Rita Duvirgens (alunos do IFB), e as marcas Studio Mosaico, Studio Maré, Win Design, Commute, Dane-se e Experimente Brasília.

Por estar inserida em meio a um dos ambientes mais nobres e importantes da cultura local, o Foyer da Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional Claudio Santoro, na mostra também estão, por assim dizer, os mestres precursores da arte na nossa cidade como Oscar Niemeyer, Athos Bulcão, Roberto Burle Marx, Marianne Peretti e Lúcio Costa. Outros grandes nomes do design modernista se fazem presentes a exemplo de Sergio Rodrigues, Bernardo Figueiredo, Joaquim Tenreiro, Jorge Zalszupin e Karl Heinz Bergmiller.

No campo das tendências – Fruto máximo de experimentações artísticas e de muita criatividade, Brasília é destaque internacional quando o assunto é tendência, o que faz surgir novidades por todos os lados. Uma delas é o MimoBar, primeiro bar-experiência itinerante do Brasil, a rima de contêiner com cadeiras de praia e inverno seco com clima despojado de verão. Alinhado à urbanidade modernista de Brasília, o MimoBar foi convidado a estar na composição curatorial e cenográfica como ponto de encontro, drinks, música, gastronomia e descontração da mostra Expo Brasília Design.

Exposição: Expo Brasília Design
Temporada: de 31 de agosto, sexta-feira, a 2 de setembro, domingo
Visitação: Das 11h às 21h
Local: Foyer da Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional Claudio Santoro
Endereço: Setor Cultural Teatral Norte
Entrada franca
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos
Realização: Experimente Brasília
Apoios: IFB e ADEPRO
Este projeto é realizado com apoio do FAC – Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal