Exposição “Retratistas do Morro” apresenta iconografia inédita da fotografia brasileira.

Até 1º de setembro.

Exposição “Retratistas do Morro”
Exposição “Retratistas do Morro” – “Retrato da Renata”. Foto: Divulgação

O Espaço Cultural Marcantonio Vilaça recebe, até o dia 01 de setembro, a exposição “Retratistas do Morro”. Com cerca de 40 fotografias produzidas por João Mendes e Afonso Pimenta nas décadas de 1970 e 1980, o acervo busca preservar as memórias afetivas dos moradores da comunidade do Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte, além de representarem um importante registro histórico da formação das metrópoles brasileiras.

As imagens apresentam cenas do cotidiano e detalhes da vida social dos moradores, como os bailes “black”, festas de aniversário e confraternizações, além de uma série de retratos. O conjunto de imagens é uma iconografia inédita na história da fotografia brasileira e faz parte de um longo processo de curadoria, que incluiu a restauração digital do arquivo, com o objetivo de dar o protagonismo às trajetórias de vida, lutas e conquistas dos moradores da segunda maior favela do Brasil.

“O acervo desses retratistas tem uma importância simbólica e muito especial para a preservação da memória imagética e valorização das histórias de vida dos moradores de Aglomerado da Serra, nos apresentando outras versões da realidade. São histórias muitas vezes invisibilizadas e que agora adquirem um destaque por meio da restauração de fotografias que retratam quase 50 anos do cotidiano da comunidade”, explica Guilherme Cunha, artista e pesquisador que assina a curadoria da exposição.

O trabalho de Afonso Pimenta e João Mendes ao longo das últimas cinco décadas é um registro vivo das mudanças nos cenários social, político, econômico e cultural ocorridas nas favelas do Brasil.

O projeto “Retratistas do Morro” foi um dos vencedores da 30ª Edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, promovido pelo Iphan, que valoriza trabalhos voltados à preservação do patrimônio cultural brasileiro. Recentemente, foi selecionado no programa Rumos Itaú Cultural que financiará o aprofundamento da pesquisa, além do restauro e criação de um banco de imagens.

Exposição “Retratistas do Morro”
De 31 de julho a 1º de setembro
Visitação: de segunda a sábado, das 9 às 19h
Local: Espaço Cultural Marcantonio Vilaça – Centro Cultural do TCU/ISC
Setor de Clubes Esportivos Sul – SCES, Trecho 3, Lote 3, Centro Cultural, 1° Subsolo