O esporte reina em três exposições na capital.

Michael Wesely. Divulgação.
Michael Wesely. Divulgação.
Renato Acha

A Copa das Confederações toma conta das pautas esportivas e dos principais estádios em diversas capitais do país. Os espaços culturais de Brasília ganham três mostras que celebram o esporte, principalmente o futebol, através de diferentes olhares.

A exposição “Futebol – O jogo só acaba quando termina” está em cartaz no Museu Nacional da República até o dia 30 de junho. Com curadoria de Alfons Hug, e co-curadoria de Paz Guevara, a mostra traz um time de artistas de renome que se utilizam da arte para tecer um olhar sobre o esporte admirado tanto por brasileiros quanto por alemães.

Serviço: Exposição “Futebol – O Jogo só Acaba quando Termina”
Visitação: Até 30 de junho
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 18h30
Local: Museu Nacional Conjunto Cultural da República
Entrada gratuita
Telefone: 3325-5220
Informações: www.goethe.de/brasilia

idolos do esporte
Carmen Cámara. Divulgação.

A artista plástica Carmen Cámara reuniu cem imagens inusitadas que compõem a mostra “Ídolos do Esporte”, em exibição de 13 de junho a 20 de julho no Espaço Cultural do Instituto Cervantes. São retratos de rostos em preto e branco que denotam as fortes emoções sentidas por atletas de todo o mundo, durante suas vitórias e derrotas.

A exposição foi inspirada na frase “O homem é um Deus para o homem” do filósofo francês Francis Bacon (1561-1626) e na instalação “48 retratos” do artista alemão Gerhard Richter. A mostra integra o projeto Esporte e Cultura: Instrumentos para o Desenvolvimento Social, que acontece nos dias 12 e 13 de junho, com entrada franca.

Serviço: Exposição Ídolos do Esporte
Data: De 13 de junho a 20 de julho
Horário: Abertura 12 de junho (quarta) às 18:30.
Visitação: de segunda a sexta-feira, de 11h às 21h. Sábados, de 9h às 14h.
Local: Espaço Cultural Instituto Cervantes (SEPS 707/907, conj. D, Asa Sul)

Cirilo Quartim. Divulgação.
Cirilo Quartim. Divulgação.

A reinauguração da Galeria Fayga Ostrower acontece na sexta (14 de junho), às 11 horas, com a abertura da mostra “Bola na Rede”, que reúne 24 renomados artistas de todo o Brasil. São pinturas, objetos, vídeos, fotografias, instalações e intervenções que remetem o público ao imaginário coletivo de um conjunto de obras permeado por inventividade e paixão.

O futebol reúne artistas como Nelson Lerner, Paulo Brusky, Rubens Gerchman, Ricardo Basbaum, Suzana Queiroga e o único brasiliense escolhido para o evento, o artista Cirilo Quartim.

Serviço: Mostra Bola na Rede
Abertura 14 de junho (sexta) às 11 horas
Visitação até 31 de julho
Local: Galeria Fayga Ostrower -Complexo Cultural Funarte (Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural – lote 02 – atrás da Torre de TV)