“Êxtase” estreia no CCBB.

    Divulgação.

    CCBB DF apresenta, de 04 a 26 de agosto, Êxtase (Ecstasy), de Mike Leigh, obra que mostra de maneira inteligente e divertida, a relação homem-mulher e o universo da classe trabalhadora na Inglaterra pós-industrial, numa peça que é uma ode ao amor, à amizade e à solidariedade entre as pessoas comuns.

    A história se passa em 1979, Londres, onde um grupo de velhos amigos leva uma vida amarga e vivem no limite da razão. Êxtase é uma tragicomédia que coloca uma lupa sobre o cotidiano dos trabalhadores. A direção é de Mauro Baptista Vedia e, no elenco, Mário Bortolotto, Erika Puga, Amanda Lyra, Eduardo Estrela, Francisco Eldo Mendes e Fernanda Catani.

    A peça foi encenada pela primeira vez em 1979, no Hampstead Theater, de Londres, com grandes atores como Stephen Rea e Julie Walters. No Brasil, a peça é parte de um grande projeto de Vedia (diretor, tradutor e adaptador) que trouxe o repertório do grande cineasta e dramaturgo ao país.

    A obra dá continuidade ao projeto do diretor Vedia de fazer um teatro popular e sofisticado ao mesmo tempo. Um teatro que une diversão com reflexão, que atrai públicos de diversas idades, classes sociais e gêneros. Êxtase vem após o estrondoso sucesso de A Festa de Abigaiu, peça dirigida pelo mesmo diretor e que ficou dois anos em cartaz, vista por mais de 40.000 pessoas, em São Paulo.

    A pesquisa do diretor sobre uma dramaturgia realista do cotidiano começa oficialmente com uma retrospectiva sobre Mike Leigh (exibida no Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo, com parceria do Consulado Britânico) trazendo para o Brasil toda a filmografia de Leigh, em novembro de 2002.

    Êxtase, assim como A Festa de Abigaiu e Os Penetras, introduz vários elementos do cinema de Mike Leigh no teatro, como a contenção na performance, a interpretação intimista, a encenação fotográfica, as pausas e os silêncios, os contrastes bem delineados entre as psicologias dos personagens e a interpretação polifônica de cada ator.

    Serviço: Êxtase

    Local: Teatro II do CCBB

    Data: Mês de agosto –  de terça a quinta, sempre às 19:30.

    Ingressos: $15 (inteira) e $7,50 (meia)

    Classificação Indicativa: 14 anos.