Fashion Revolution Week aterrisa em Brasília para abordar dinheiro, moda e poder.

De 24 e 28 de abril.

Ana Perez, Flávia Amadeu, Carol Nemoto, Iara Vidal, Raquel Bogéa, Kêmili Borges e Amanda Martins. Foto: Raphael Carmona.

A Fashion Revolution Week chega a capital de 24 e 28 de abril, com uma programação que traz palestras, debates, workshops e ações mobilizadoras que ocorrerão na Casa Thomas Jefferson (Asa Sul e Asa Norte) e na Loja Verdemanga (Pier 21).

O evento volta a atenção para o verdadeiro custo da moda e seu impacto em todas as fases do processo de produção e consumo. O tema central do evento é Money, Fashion, Power, o fluxo do dinheiro na cadeia produtiva da indústria da moda. “A proposta é incentivar consumidores e consumidoras a questionarem as marcas que usam com um convite a uma simples e poderosa reflexão: ‘Quem fez minhas roupas?”, destaca a designer e empreendedora de moda consciente Flávia Amadeu, representante da Fashion Revolution Week em Brasília.

A Fashion Revolution Week é um evento que integra o movimento Fashion Revolution, criado por um conselho global de líderes da indústria da moda sustentável que se uniram depois do desabamento do edifício Rana Plaza, em Bangladesh, no dia 24 de abril de 2013, após inúmeras advertências acusando rachaduras graves na estrutura às vésperas do desabamento.

O edifício abrigava cerca de cinco mil empregados da indústria da moda, sendo quatro grandes fábricas exportadoras e algumas lojas. A tragédia deixou 1.133 mortos e 2.500 feridos e motivou o surgimento da campanha para mostrar ao mundo que a mudança é possível por meio da criação de um futuro mais sustentável e de conexões mas transparentes na cadeia produtiva.

A moda é uma força a ser considerada que inspira, provoca, conduz e cativa. O Fashion Revolution quer ajudar a tornar a moda uma força para o bem. “O Fashion Revolution promete ser uma das poucas campanhas verdadeiramente globais a surgir neste século”, prevê a criadora do Grupo Parlamentar de Todos os Partidos sobre Ética e Sustentabilidade na Moda no Reino Unido, Lola Young.

A proposta do Fashion Revolution é incentivar que consumidores e consumidoras imaginem o ‘fio condutor’ do vestuário, passando pelo costureiro até chegar ao agricultor que cultivou o algodão que dá origem aos tecidos. “Esperamos que o Fashion Revolution inicie um processo de descoberta, aumentando a conscientização sobre o fato de que a compra é apenas o último passo de uma longa jornada que envolve centenas de pessoas, realçando a força de trabalho invisível por trás das roupas que vestimos”, destaca a co-fundadora do movimento Fashion Revolution, Orsola de Castro.

A semana para a revolução da moda será realizada em 92 países entre os dias 24 e 30 de abril de 2017. No Brasil, além do Distrito Federal, a Fashion Revolution Week será realizada em 26 cidades de 11 estados: Salvador (BA), Goiânia (GO), Belo Horizonte, Ipatinga, Pouso Alegre e Timóteo (MG), Belém (PA), Curitiba, Foz do Iguaçu e Londrina (PR), Recife (PE), Teresina (PI), Rio de Janeiro (RJ), Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Pelotas e Porto Alegre (RS), Florianópolis, Blumenau e Palhoça (SC) e Campinas, Guarulhos, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Santos e São Paulo (SP).

Programação:
(sujeita à alterações)

24 de abril (segunda):

Das 19h às 22h
Loja Verdemanga (Shopping Píer 21)

Abertura oficial – Apresentação do movimento Fashion Revolution, com Flavia Amadeu (Flavia Amadeu Design Sustentável) e colaboradores.

Bate-papo sobre Empreendedorismo social e local em moda: Gracilene Bessa (Loja Verdemanga), Carol Nemoto (Miwa), Chica Rosa (Cia do Lacre), Manoela Marcuzzo (visual designer) e Romilda Moreira (designer de moda).

Oficina – Customização de camiseta com uso de estêncil utilizando a hashtag #quemfezminhasroupas?, ministrada por Amanda Martins (estudante de design). Atividade gratuita

Oficina – Montando um Armário Cápsula, a partir de um número limitado de peças (30 a 40) serão mostradas inúmeras possibilidades de combinações, ministrada por Bruna Fernandes (consultora de estilo). Atividade gratuita

25 de abril (terça):

Das 19h às 22h
Casa Thomas Jefferson – Unidade Asa Sul, Auditório

Tema: Trabalho na Indústria da Moda

Exibição do filme The True Cost

Mesa redonda – Após a exibição do documentário, debate sobre Empregos na moda e mão de obra feminina, com a participação de Flavia Amadeu (Flavia Amadeu Design Sustentável), Iara Vidal (jornalista da coluna Consumo Consciente, do Brasília de Fato) e Romilda Moreira (designer de moda).

26 de abril (quarta):

Das 19h30 às 21h30
Casa Thomas Jefferson – Unidade Asa Norte, espaço Maker Space

Tema: Empreendedorismo local

Palestra – Empreendedorismo Sustentável com cerca de 1h15 de exposição e espaço para perguntas e discussão.
Palestrantes confirmadas:

Carol Nemoto (Miwa), empresa de moda contemporânea slow fashion.
Yasmin Alckimin (MEBELISCA), aluguel de vestidos para festa.
Raquel Bogéa (Bosque Ateliê), tingimento natural e impressão botânica.
Adriana Lombardo (Adriana Lombardo Coaching), fala sobre uma nova mentalidade para uma moda mais sustentável”.

Oficina – Costura Orgânica e customização criativa sobre modelagem intuitiva e estêncil, ministrada por Sandra Lima (estilista). Disponibilidade de 20 vagas, custo: R$ 20*

27 de abril (quinta):

Das 19h30 às 21h30
Casa Thomas Jefferson – Unidade Asa Norte, espaço Maker Space

Tema: Cenários futuros

Palestra – Cadeia de valor da borracha natural – geração de renda e inclusão social na floresta Amazônica, com Flavia Amadeu (Flavia Amadeu Design Sustentável).

Palestra – Cenários de futuro, com Guilherme Lindemayer Piletti (Perestroika BSB), que falará sobre visualização de futuros pelos parâmetros da sustentabilidade.

Palestra – Impactos ambientais e boas práticas da indústria da moda, ligação com a Agenda 2030 para Desenvolvimento Sustentável, com Massimiliano Lombardo, coordenador de Meio-ambiente da UNESCO/ONU Brasil.

Oficina – Design criativo – acessórios e materiais alternativos com foco na criação de novas soluções para o design de acessórios e moda, ministrada por Nazareth Pinheiro (designer do noSSo). Disponibilidade de 20 vagas, custo: R$ 20*

28 de abril (sexta):

Das 19h às 21h
Loja Verdemanga (Shopping Píer 21)

Encerramento – Intervenção “Manifesto” e celebração com happy hour.

Oficina – Upcycling de moda para buscar novas alternativas para o reaproveitamento de peças de roupa, ministrada por Fernanda Ferrugem (estilista da Ferrugem). Atividade gratuita

Exposição – Bolsas produzidas pela Cia do Lacre.

Serviço: Fashion Revolution Week – Brasília
Data: De 24 e 28 de abril (segunda a sexta), sempre de 19 às 22 horas
Locais: Casa Thomas Jefferson – Unidade Asa Sul (SEPS 706/906 – Conjunto B Asa Sul)
Casa Thomas Jefferson – Unidade Asa Norte (SGAN 606 – Bloco B – Asa Norte)
Loja Verdemanga, Shopping Píer 21 (Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 2 Lote 32 Loja p03, Térreo – Asa Sul).
* Pagamento das oficinas deve ser feito em favor de Ana Clara Queiroz, CPF 036.318.351-59, Banco do Brasil, Agência 2901-7, conta-corrente 57734-0.