
A última edição da Feira de Música 2012 acontece neste sábado (24) no CCBB. O talento local ganha destaque com a presença de três atrações selecionadas pela curadoria (Jenipapo, Pé de Cerrado e Duo Mandrágora) e três canjas inscritas na hora. A entrada é franca.
O projeto data de 1981 e se tornou referência na história da música na cidade, com foco em repertórios autorais. Em 2012, a proposta retorna com boas condições de sonorização e suporte técnico profissional., em uma Brasília repleta de novos criadores.
“A Feira de Música constitui uma iniciativa de difusão da produção musical do Distrito Federal com um caráter de respeito à diversidade de sonoridades aqui produzidas (garantida através de uma curadoria formada por profissionais oriundos de diversos segmentos, como a música instrumental, o rock, o choro, a cultura popular)”, afirma Henrique Rocha, gestor de projetos da Ossos do Ofício.
“Como um projeto neste formato, que congrega formação de platéia para a música do DF, acesso gratuito às manifestações culturais e profissionalização da atividade musical local, a Feira de Música pretende ser um espaço livre para a divulgação da atual cena musical da capital, que procura bons palcos para se apresentar e presença constante de um grande público”, aposta R.C.Ballerini, músico e produtor executivo da Feira.

Jenipapo
Criatividade e diversidade musical são características marcantes do grupo. As letras expressam temas sobre o cotidiano, o meio ambiente, questões sociais, alegrias e aflições. Tem como influência diversos gêneros brasileiros com matrizes africanas, tais como o samba, baião, maracatu e afoxé. Os ritmos dialogam com gêneros latinos, africanos e da cultura pop mundial, como o rock, presença marcante nos arranjos do grupo.Em 2010, o Jenipapo foi selecionado pelo edital da Secretaria de Cultura do DF (FAC-DF) para a gravação de seu primeiro CD.
O álbum, que contém 11 canções autorais traz parceiros de composição como o cantor, músico e arranjador Alberto Salgado e os músicos Ângelo Macarius e Alain Bahia. O CD teve participação especial de Ellen Oléria e Ana Reis cantoras renomadas de Brasília. Além de Oswaldinho da Cuíca, Maísa Arantes (voz e pife), Marcelo Monteiro (Sax e flauta transversal), Duarsen Campos (trombone) e Amilcar Rodrigues (trompete).

Pé de Cerrado
O Grupo Cultural Pé de Cerrado se reuniu, pela primeira vez, em 1999, com a proposta de pesquisar a cultura brasileira, depois que seus primeiros integrantes realizaram a trilha sonora da peça “A Pena e a Lei”, de Ariano Suassuna, ainda recém-formados pela Escola de Teatro Dulcina de Morais.
O grupo é formado pelos multi-instrumentistas e pesquisadores da cultura brasileira Pablo Ravi, Bruno Ribeiro, Bruno Berê, Fernando Fernandes, Pablo Fagundes e Clênio Guimarães. Com a destreza de misturar as diversas formas de expressão artística e as mais plurais manifestações da cultura brasileira, os espetáculos trazem música, circo, dança, poesia, teatro e proporcionam uma intensa participação do público.
Duo Mandrágora
O Mandrágora, formado por Daniel Sarkis e Jorge Brasil, surgiu em Brasília há 11 anos, com a proposta de difundir a música instrumental de qualidade. Trabalho que os músicos desenvolvem se revezando nos violões de cordas de nylon e aço.
O estilo instrumental do Mandrágora percorre inúmeras sonoridades sem se prender ao formalismo tradicional. Os dois violonistas traduzem nos acordes e na expressão dos sons que experimentam no instrumento os próprios anseios e a inquietação dos que sempre buscam inovar ou mesmo recriar e reinventar conceitos e caminhos já percorridos. O resultado se multiplica na diversidade melódica que a música intimista do Mandrágora reflete.
Serviço: Feira de Música 2012
Data: 24 de novembro de 2012 (sábado) às 16:16
Atrações: Pé de Cerrado, Jenipapo e Mandrágora
Além de três canjas inscritas na hora do evento, que tocarão até duas músicas autorais cada.
Entrada gratuita
Classificação indicativa: Livre.