
Na Estrada apresenta 88 registros fotográficos de Fernando Barros na Galeria Parangolé do Espaço Cultural Renato Russo até 30 de janeiro de 2022. Com curadoria assinada por Marília Panitz, a exposição convida o espectador ao exercício de um olhar preciso e ao encontro de originalidades significativas.
A curadora e o artista convidam para lançamento do catálogo que traz imagens e textos sobre a mostra nesta terça (7 de dezembro), a partir das 19 horas. “Na Estrada” permanece em exibição até 30 de janeiro de 2022.

Além da oportunidade de conversar com o artista, no dia do lançamento do catálogo, ele se programou para estar presente na Galeria às quartas e sábados, das 16 às 19 horas, até 15 de dezembro. Quando irá receber os visitantes e os/as acompanhará por uma visita orientada entre suas obras.
Sobre seus registros, segundo Marília Panitz, “eles provocam o olhar a constituir versões possíveis para a articulação de fragmentos que recolhe, estes mantendo o anonimato do local de recolhimento”, avalia a curadora, que destaca: “é aí que esse conjunto de fotos deixa o estatuto de registro documental de viagem e se torna proposta poética”.

“Na Estrada” está compartilhada em seis núcleos, com em média 14 fotos cada, e duas delas estabelecem certa pedagogia de leitura. Com composição semelhante, a parede europeia pintada há séculos e o carro de frutas de uma ilha na África se aproximam pela paleta de cores e motivo, eliminam distâncias, porém, mantém as diferenças.
Visitantes da exposição já tecem comentários elogiosos, a exemplo de Walter Silveira, diretor da Rádio Cultura FM, que escreveu para Fernando: “Exposição primorosa. Imagens deslumbrantes e intrigantes. Às vezes compondo ideogramas. Gostei muito das escalas das fotos, os blocos. Surpreendente! Parabéns a você e à Marília.”, enalteceu Silveira.

Já a poeta Maria Lúcia Verdi, quando da abertura da exposição, avaliou, “a mostra de Fernando Barros, nestes tempos tristes, nos traz um ar, nos dá um gás. O gás que vem do prazer de ver o registro dos detalhes e surpresas que a vida traz, que a vida, apesar de tudo, continua a oferecer”.
Por fim e não menos importante, o amigo do fotógrafo Frederico Porto, destacou, “por estar [a exposição] sendo apresentada num momento como esse que atravessamos, a mostra torna-se ainda mais significativa pois abre ‘ janelas’ para a beleza da vida no mundo”.

Exposição fotográfica “Na Estrada” de Fernando Barros
Galeria Parangolé do Espaço Cultural Renato Russo (CRS 508 – Bloco A – Asa Sul)
Lançamento do catálogo: 7 de dezembro (terça) às 19 horas
Visita orientada com o artista: quartas e sábados, das 16 às 19 horas, até 15 de dezembro
Visitação: Até 30 de janeiro de 2022
De terça a sábado, das 10 às 20 horas, e domingo, das 10 às 19 horas
Classificação: Livre
Informações: (61) 3244-0411.