Fernando Carpaneda, artista de Taguatinga participa de nova exposição em Nova Iorque

Garoto de rua. (20 cm de altura) Ano 2008

Fernando Carpaneda, artista nascido em Taguatinga, expõe  em Nova Iorque desde 1996.

Ele participa de uma mostra coletiva com o grupo Ante Art Superstars e Andy Warhol Superstars em um happening de 3 dias chamado “JAYNE COUNTY’S MAD TEA PARTY…SEX! ART! MUSIC!” dia 9 de Abril na Galeria do famoso Hotel Chelsea em Nova Iorque.

Jared. (30cm) de altura. Ano 2008

Fernando Carpaneda conta sua trajetória ao Acha Brasília:

“Comecei a pintar com uns 11 anos de idade e minha primeira exposição foi em 1981, eu tinha 13 anos e estudava no Colégio Stella Mares no centro de Taguatinga, gostei de expor com pessoas mais velhas que eu, foi emocionante, o Omar Franco participou dessa exposição. Me lembro que mostrei 3 retratos que fiz de imaginação, paisagens de Taguatinga , cenas do Pistão Norte.

Com 18 anos, fazia exposições com o Oscar Seraphico, a galeria dele era para a elite de Brasília e ele trabalhava com todos os artistas do Brasil, dai fiz uma série de quadros com mensagens políticas e contra o governo, ele não aceitou e eu larguei a galeria pra expor em bares e na rua. Como fazia exposições com o Oscar conhecia a elite marginal do governo e como morava em Taguatinga era envolvido com os marginais da cidade nos anos 80.

O Evangélico e o néctar sagrado. (10cm de altura) Escultura feita dentro de caixa de vidro. Ano 2009

Posso classificar meu trabalho em 4 fases: 1980 a 1988 depois 1989 a 1995 depois 1995 a 2000 depois 2000 a 2010, pra mim bem claras, seguindo o princípio de infância, adolescência, juventude e maturidade.

A escultura sempre me dominou, minhas pinturas sempre tiveram traços rígidos e nunca me senti muito livre pintando, com as esculturas me senti realizado.

O Jardim. (23x20x7cm) Escultura feita dentro de caixa de madeira com vidro. Ano 2009

Minha primeira exposição nos Estados Unidos foi em 1996, fui convidado pra participar da coletiva Eleven Artists from Brasília, na ABBA Gallery que ficava na Broadway, (essa galeria não existe mais), com Dalmácio Longuinho, Paulino Aversa e outros artistas de Brasilia.

Nessa epoca fiz contato com CBGB e levei minhas esculturas para a curadora da galeria ver, e ela agendou uma exposição pra mim. O CBGB, foi o espaço onde o movimento punk começou antes de Londres em 1974, vários famosos passaram por lá, Ramones, Blondie, Talking Heads, Iggy Pop, David Bowie, Robert Maplethorple, New York Dolls, Televison, Jayne County entre outros.

16 anos depois dessa exposição no CBGB ja expus em várias galerias no exterior, como a Bridge Art Fair/Art Basel-Miami e algumas das minhas esculturas fazem parte dos acervos permanente do The Museum of Sex em Nova Iorque, The Erotic Heritage Museum em Las Vegas, The Leslie Lohman Gay Art Foundatiuon entre outros.

Em 2009 durante uma sessão de fotos históricas, filmada por Anton Perich no Chelsea Hotel em Nova Iorque, Billy Name, anunciou os nomes dos artistas selecionados oficialmente para fazerem parte do grupo “Billy Name Ante Art Superstars”.

Ante-Art-Stars - Da esquerda para a direita: Milo Rock, Fernando Carpaneda, Miestorm Pierre Q. Serpent, Kymara Lonergan, Ruby Lynn Reyner e Jayne County (Os que não estão na foto são Anton Perich, Ian Couch e Prairie Prince) - Foto: Billy Name (Kymara Artistic Management)

Para minha surpresa meu nome foi indicado para fazer parte do grupo. Varios artistas ligados ao Andy Warhol Superstars entre eles Billy Name e Arturo Vega (ex-produtor do The Ramones) acompanham meu trabalho na cena underground de Nova Iorque e em Brasilia há 16 anos.

E cada artista foi escolhido por sua reconhecida contribuição para a cena underground e sua importância na contracultura. Billy Name, cujas fotografias seminais refletiram a cultura e o estilo Andy Warhol Silver Factory nos anos 1960, está se tornando rapidamente reconhecido como o padrinho e mentor de uma geração de artistas visuais e músicos que são influenciados pelos Avant Garde dos anos 60. Billy Name criou o design da The Factory sendo fotógrafo oficial de Andy Warhol.

Os artistas que fazem parte do grupo “Billy Name Ante Art Superstars” são: Milo Rock, Fernando Carpaneda, Miestorm Pierre Q. Serpent, Kymara Lonergan, Ruby Lynn Reyner, Jayne County, Anton Perich, Ian Couch, Prairie Prince e Billy Name.”

Punheta. (10cm de altura) Escultura feita dentro de caixa de madeira com vidro. Ano 2009

Serviço: Fernando Carpaneda apresenta suas esculturas junto ao grupo “Ante Art” Superstars e Andy Warhol Superstars na “Jayne County’s Mad Tea Party, Sex! Art! Music!

Local: Chelsea Hotel (222 West 23rd Street – Nova Iorque)

Data: 9 a 11 de abril de 2010 (sexta a domingo).